Conforme um documento que diz respeito a encriptação de dados e o seu impacto na segurança, as versões mais antigas do sistema operacional do Android podem ser acessadas sem qualquer dificuldade pelo Google.

O texto afirma que caso a companhia receba um pedido formal da justiça, ela poderá ignorar as senhas dos usuários e acessar qualquer aparelho de modo remoto. Vale notar que a situação só é válida para smartphones que rodam as versões anteriores ao Android 5.0 (Lollipop).

"Examinadores forenses conseguem burlar senhas em alguns desses dispositivos usando uma variedade de técnicas", diz o documento. Para uma boa parte dos aparelhos Android, o Google pode ainda resetar a senha caso haja um mandado e um pedido da justiça para investigar algum dispositivo. A questão principal é que tudo pode ser feito do modo remoto.

"O Google pode redefinir senhas quando servido de um mandado de busca e uma ordem instruindo-o a auxiliar as autoridades policiais para extrair dados a partir do dispositivo", diz ainda o documento.

O documento afirma que aparelhos equipados com a versão acima do Android 5.0 não podem ser acessados remotamente em razão da criptografia completa de disco, que pode ainda não estar habilitada por padrão. Sendo assim, conforme a tabela de distribuição do sistema operacional, a estimativa é de que 74,1% dos usuários possam estar dispostos a essa falha de segurança.

No texto ainda é citada a questão da segurança dos usuários de iPhone em relação à criptografia de dados, alegando que tais donos estão mais seguros já que a funcionalidade está ativada por padrão a partir do iOS 8.