O Facebook Flat prometia mostrar quem havia visitado o seu perfil no Facebook. Apesar de bastante duvidoso, muitos usuários resolveram arriscar e conferir as visualizações. Porém, de acordo com vários relatos, os nomes dos usuários que supostamente haviam visitado o perfil nunca mudavam. Sinal que algo não estava correto?

 A função no plugin que relatava os visitantes de um determinado perfil acabou sendo removida ainda na quinta-feira (19). De acordo com Rof Tentik, o desenvolvedor da extensão para Chrome, a remoção da ferramenta ocorreu em razão de várias críticas e ainda pressão da rede social. O Facebook está bloqueando todos os links que levam para o plugin.

No plugin, a função denominada "Profile Visitors" prometia revelar os 20 usuários que mais visitaram o perfil. Tentik explica que o recurso já existe dentro do próprio Facebook.  "Essa é uma função escondida no Facebook e ninguém pode vê-la no código-fonte. O que eu fiz foi criar uma interface para isso", disse.

O Facebook Brasil, ainda na quarta-feira (18), enviou uma nota informando que, para utilizar a API da rede social, os aplicativos precisam respeitar as normas impostas pelo Facebook. "Todos os aplicativos e sites que utilizam a nossa API devem seguir as nossas Políticas de Plataforma", informou um porta-voz do Facebook.

Mesmo com todo o sucesso do plugin, os usuários que tentaram acessar a extensão na quinta-feira já encontraram problemas. Para muitos, o botão havia simplesmente sumido, outros, no entanto, não obtiveram repostam ao clicar nele.

Tentik explica que, o problema com o Facebook não está relacionado somente com o que é oferecido, mas sim em razão da remoção de anúncios.

O fato que realmente estava importando até então é se os nomes que apareciam correspondiam a realidade, e como o plugin podia detectar tais nomes.