O Wi-Fi como conhecemos hoje será substituído por tecnologia mais velozes, que podem oferecer acesso à internet de forma mais veloz. Testes com uma nova tecnologia, denominada LiFi (de "Light Fidelity", Fidelidade da Luz, em tradução livre), promete transmitir 1 GB de dados por segundo, ou seja, velocidade 100 vezes maior que o atual Wi-Fi.

A novidade poderá ainda ser aperfeiçoada, já que a empresa de tecnologia Estonia Velmenni, responsável pelos experimentos, diz que os testes realizados em laboratórios na Universidade de Oxford atingiram 22Gb por segundo.

A tecnologia LiFi, para atingir o feito, utiliza ondas de luz para a transmissão, empregando diodos emissores de luz (LED).

"Criamos uma solução de iluminação inteligente para uma área industrial na qual a comunicação de dados se realiza através da luz. Também estamos fazendo um projeto piloto, criando uma rede de LiFi para acessar a internet no escritório", disse Deepak Solanki, diretor-geral da Velmenni.

A tecnologia foi desenvolvida pelo cientista Harald Haas, da Universidade de Edimburgo, em 2011. Na época Haas demonstrou que é possível transmitir mais dados com apenas um LED do que com uma antena de telefonia. Assim sendo, o LiFi permite que seja possível iluminar e ainda garantir conectividade com o roteador.

Em 2012, a tecnologia foi apresentada durante a feira Consumer Eletronics Show, evento internacional com tecnologias para consumo, em Las Vegas.

Além disso, o LiFi é mais seguro que o Wi-Fi, já que não interfere em outros sistemas, Assim sendo, ele poderia ser usado sem qualquer empecilho em um avião.

O único problema d tecnologia é que a luz não consegue atravessas paredes, o que deixa o sistema um tanto quanto limitado.

Fonte: BBC