Na terça-feira (24), Jeff Bezos, fundador da Amazon e responsável pela empresa aeroespacial Blue Origin, anunciou que conseguiu pousar o seu foguete com sucesso. O voo realizado foi suborbital e não tripulado.

De acordo com a Blue Origin, o seu foguete reutilizável New Shepard, que também compreende uma cápsula pressurizada que possui capacidade para transportar seis pessoas, realizou na segunda-feira um voo de teste que conseguiu atingir 101 Km de altitude.

O foguete, no retorno, conseguiu pousar sem qualquer problema perto do local do lançamento da empresa no Texas, no sul dos Estados Unidos. Confira o vídeo de pouso:

O lançador desacoplou o seu motor a aproximadamente 1.500 metros para frear a sua descida, em uma velocidade de 7.000 Km/h. Com isso, o pouco ocorreu quase no mesmo lugar de onde havia decolado.

A reutilização de foguetes é um dos grandes objetivos das empresas privadas, já que, com isso, os custos de lançamento seriam amortizados. Vale notar que, normalmente, os foguetes são descartáveis.

"A recuperação total do foguete muda o jogo e estamos impacientes para voarmos de novo", disse Jeff Bezos.

A SpaceX, outra empresa privada do setor, tentou pousar o seu foguete na posição vertical sobre uma barcaça no oceano, porém, sem sucesso.