A NASA revelou recentemente uma imagem de uma das pequenas luas de Plutão. A captura da imagem foi feita através da câmera da sonda New Horizons.

Através da imagem é possível ver que a pequena lua Kerberos possui dois lóbulos, o que pode ser resultado da colisão de dois corpos congelados que acabaram ficando unidos.

"Mais uma vez, o sistema de Plutão nos surpreendeu", admitiu Hal Weaver, cientista da missão New Horizons na Universidade John Hopkins. 

O maior dos lóbulos deve ter cerca de 8 Km de diâmetro, enquanto o menor possui apenas 5 Km. A outra lua do sistema, chamada de Styx, possui um tamanho semelhante.

Mark Showalter, do Instituto SETI e investigador da New Horizons, disse que "as previsões foram quase certeiras para as outras luas, mas não para Kerberos"

De acordo com os cientistas, tais satélites costumam ser mais brilhosos do que o habitual. Os corpos planetários geralmente acabam escurecendo com o tempo a partir das mudanças químicas desencadeadas pela luz do Sul e também pelo impacto de raios cósmicos.

Tais luas refletem cerca de 50% da luz que incide sobre elas, o que mostra que a cobertura de gelo é bastante limpa.

A Kerberos orbita a aproximadamente 60 mil quilômetros de Plutão e conta com a segunda órbita mais externa entre as suas cinco luas. Ela está situada entre Nix e Hydra, e ainda fora das órbitas de Styx e Charon.

A imagem captada da Kerberos foi feita a uma distância de 400 mil quilômetros. A imagem foi processada para poder recuperar o máximo possível de detalhes.