NASA revela Kerberos, a minilua de Plutão

Através da imagem é possível ver que a pequena lua Kerberos possui dois lóbulos.

Por | @oficinadanet Ciência

A NASA revelou recentemente uma imagem de uma das pequenas luas de Plutão. A captura da imagem foi feita através da câmera da sonda New Horizons.

Através da imagem é possível ver que a pequena lua Kerberos possui dois lóbulos, o que pode ser resultado da colisão de dois corpos congelados que acabaram ficando unidos.

“Mais uma vez, o sistema de Plutão nos surpreendeu”, admitiu Hal Weaver, cientista da missão New Horizons na Universidade John Hopkins. 

NASA revela Kerberos, a minilua de Plutão

Leia também:

O maior dos lóbulos deve ter cerca de 8 Km de diâmetro, enquanto o menor possui apenas 5 Km. A outra lua do sistema, chamada de Styx, possui um tamanho semelhante.

Mark Showalter, do Instituto SETI e investigador da New Horizons, disse que “as previsões foram quase certeiras para as outras luas, mas não para Kerberos”

NASA revela Kerberos, a minilua de Plutão

De acordo com os cientistas, tais satélites costumam ser mais brilhosos do que o habitual. Os corpos planetários geralmente acabam escurecendo com o tempo a partir das mudanças químicas desencadeadas pela luz do Sul e também pelo impacto de raios cósmicos.

Tais luas refletem cerca de 50% da luz que incide sobre elas, o que mostra que a cobertura de gelo é bastante limpa.

A Kerberos orbita a aproximadamente 60 mil quilômetros de Plutão e conta com a segunda órbita mais externa entre as suas cinco luas. Ela está situada entre Nix e Hydra, e ainda fora das órbitas de Styx e Charon.

A imagem captada da Kerberos foi feita a uma distância de 400 mil quilômetros. A imagem foi processada para poder recuperar o máximo possível de detalhes. 

Mais sobre: nasa plutão lua
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo