Na quarta-feira (4), a Nasa reabriu as inscrições para candidatos a astronautas. A inciativa surgiu após quatro anos e é um dos empregos mais cobiçados por jovens dos Estados Unidos.

O programa de candidatos a astronautas havia sido paralisado desde 2011, após a aposentadoria dos ônibus espaciais. Assim, sem veículos apropriados para as missões tripuladas, os Estados Unidos passaram a depender das aeronaves russas Soyuz para poder levar suas equipes à ISS (Estação Espacial Internacional).

"Essa é uma época empolgante para estar no programa de voos tripulados dos EUA", afirmou em comunicado à imprensa Brian Kelly, diretor do Centro Espacial Johnson da Nasa, em Houston. "Astronautas americanos estarão na linha de frente de missões espaciais novas e desafiadoras."

A Rússia continuará a fazer o transporte para a ISS, porém, como os Estados Unidos possuem projetos de espaçonaves tripuladas para outras finalidades, a Nasa decidiu ampliar o seu quadro de astronautas.

Vagas

Para se candidatar a uma das vagas é necessário ter cidadania americana, graduação nas áreas de engenharia, matemática ou ciências, e ainda mil horas de experiência em pilotagem de aviões a jato.

A altura mínima aceita é de 1,68 cm e a máxima de 1,90. Além disso, é necessário ter visão perfeita (20/20) e boa saúde. As inscrições podem ser realizadas de 14 de dezembro o mês de fevereiro. O processo de seleção irá durar até 2017, quando os nomes serão revelados.

"Este novo grupo de americanos exploradores do espaço vai inspirar a geração de Marte a tingir novas alturas, e nos ajudar a atingir a meta de colocar os pés no planeta vermelho", afirmou Charles Bolden, chefe geral da Nasa, em um vídeo que a agência criou para promover o recrutamento.

Atualmente, a Nasa conta com um quadro de 47 astronautas na ativa, que estão aptos para participar de novas missões.