Índia lança maior foguete da sua história

De acordo com especialistas, Índia ainda demorará alguns anos até enviar astronautas ao espaço.

Por | @oficinadanet Tecnologia

Nesta quinta-feira (18), a Índia anunciou o lançamento do maior foguete que já foi confeccionado na Ásia até então. A missão tinha como propósito testar o foguete GSLV MK-III, que deverá ser usado em missões tripuladas no futuro.

De acordo com a Organização de Pesquisa Espacial Indiana, o foguete pesa 630 toneladas e foi lançado de Sriharikota, no Estado de Endhra Pradesh, no sul do país.

O foguete, desta vez, transportou um módulo para tripulantes vazio, que foi liberado a 125 quilômetros de altura. Tal módulo poderá levar até três astronautas. Conforme K. Radhakrishnnan, presidente da organização, o módulo pousou no Golfo de Bengala.

De acordo com ele, a missão marca “um dia muito significativo para a história espacial indiana.”

"O bem-sucedido lançamento do GSLV MK-III é outro triunfo do brilhantismo e dos duros esforços de nossos cientistas. Parabéns por seus esforços", escreveu no Twitter o primeiro-ministro, Narendra Modi.

O MK-III conta com dois foguetes laterais, chamados S-200, cada um com 207 toneladas de combustível sólido. Eles se separaram 153,5 segundos após o lançamento.

Já o módulo principal do foguete, chamado L110, foi acionado 120 segundo após o lançamento, quando os dois foguetes S-200 ainda estavam em pleno funcionamento, e levou o módulo Care até a órbita desejada.

Apesar do sucesso, especialistas defendem que a Índia demorará ainda alguns anos para conseguir levar astronautas ao espaço.

Vale notar que em setembro, a Índia começou a fazer parte do grupo de países que conseguiu colocar uma aeronave guiada na órbita de Marte. Vale lembrar que apenas os Estados Unidos, a ex-União Soviética a Agência Espacial Americana conseguiram isso antes.

A Índia, cada vez mais, tenta integrar o mercado espacial, e tem lançado satélites considerados leves nos últimos anos com sucesso. Porém, quando o assunto é naves de maior tamanho, o sucesso não foi garantido.

 

Mais sobre: india foguete mkIII
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter