Uma descoberta preocupante: os notebooks da Dell contam com uma vulnerabilidade que pode ser explorada por hackers, e com isso, colocar os dados dos usuários em risco. A descoberta foi feita no último domingo (22) por um programador.

Através da falha os cibercriminosos podem interceptar comunicações de computadores das marcas em que estiverem conectados a uma rede. Com isso, várias informações sigilosas, como senhas, dados pessoais e até dados bancários podem ser acessados sem que o usuário tenha conhecimento.

A Dell, por sua vez, está ciente do problema, e disse que não está medindo esforços para sanar a questão o mais breve possível.

"Sentimos muito que isso tenha acontecido e estamos tomando as medidas para resolver isso", afirmou a Dell após ficar sabendo do problema nesta segunda-feira, 23.

"A situação levantada recentemente está relacionada com um certificado de apoio on-the-box que se destina a proporcionar uma melhor, mais rápida e mais fácil experiência de suporte ao cliente", assumiu a Dell. "Infelizmente, o certificado introduziu uma vulnerabilidade de segurança não intencional", explica-se a empresa.

A falha está concentrada em um certificado de nome eDellRoot, que vem pré-instalado em alguns modelos de notebook Dell, como o Inspiron 5000, XPS 13 e XPS 15. O recurso teria sido criado para facilitar o suporte técnico pela própria equipe técnica da fabricante. A questão é que ele fica gravado na memória e é o mesmo para todas as máquinas da Dell.

O perigo é que os criminosos podem desenvolver um ponto de acesso Wi-Fi em um local público e procurar por computadores da Dell para atacar. Através do certificado, eles podem direcionar as vítimas para sites falsos e assim roubar os seus dados.