A conta de uma engenheira chamada Isis acabou sendo bloqueada pelo Facebook sem qualquer justificativa. Vale notar que nome da mulher coincide com a sigla em inglês para Estado Islâmico. Ela tentou comprovar a sua identidade ao Facebook, porém, mesmo assim, não teve o retorno esperado. Na terça-feira (17), ela desabafou através de sua conta no Twitter: "Facebook acha que eu sou uma terrorista".

Isis Anchalee é uma engenheira e trabalha em San Francisco, na Califórnia (EUA), mesmo local onde a rede social está sediada. Além disso, a mulher é conselheira da entidade Women Who Code, que tem como propósito a inclusão das mulheres em empresas de tecnologia.

Vale notar que na última sexta-feira (13), a França foi alvo de um grande massacre, ao qual os Estado Islâmico (EI ou Isis) assumiu a participação. Além disso, o EI disse também estar envolvido na queda do avião da companhia área russa Metrojet.

Após perceber que a sua conta estava bloqueada, Isis relatou o fato duas vezes ao Facebook, enviando o seu passaporte para verificação da sua real identidade. Com isso, ela queria provar que era realmente o seu nome e sua conta não se tratava de um perfil para propagar ideias do grupo jihadista.

Sem sucesso, Isis apelou para o Twitter para expor a sua indignação. "Facebook, porque vocês desabilitaram minha conta pessoal? Meu nome real é Isis Anchalee", escreveu na segunda-feira (16).

No dia seguinte, ainda sem qualquer retorno, a mulher voltou ao Twitter.  "Facebook acha que eu sou terrorista. Aparentemente, enviar a eles uma cópia do meu passaporte não é bom suficiente para eles reabrirem minha conta."

Por fim, após a terceira tentativa, Isis acabou sendo contatada por Omid Farivar, um pesquisador do Facebook. "Isis, desculpa por isso. Eu não sei o que aconteceu. Eu reportei isso às pessoas certas e nós estamos trabalhando para consertar isso", afirmou, no Twitter.

Além do pedido de desculpas, Farivar disse que o assunto estava resolvido.  "Atualização: sua conta deve voltar. Desculpas novamente."