O Facebook iniciou na França uma nova utilidade ao aplicativo Messenger, que permite que as mensagens enviadas sejam autodestruídas. Os usuários franceses do iOS e também do Android receberam uma atualização para o aplicativo em que podem selecionar uma opção antes de enviar uma mensagem para que ela possa sem apagada após uma hora do envio.

O Facebook Messenger, para demonstrar a autodestruição de mensagens, incorporou ao mensageiro um ícone em forma de ampulheta, que fica localizado no canto superior direito do aplicativo. Assim sendo, com essa ferramenta ativada, as mensagens daquela conversa serão eliminadas após uma hora. O processo pode ser revertido ao clicar na ampulheta.

"[...] Nós estamos conduzindo um pequeno teste na França sobre um recurso que permite que as pessoas enviem mensagens que desaparecem de uma hora depois de serem enviadas. Mensagens que podem desaparecer dão às pessoas uma outra opção de diversão para escolher a partir de quando eles vão se comunicar no Facebook Messenger. Estamos ansiosos para ouvir o feedback das pessoas", disse uma porta-voz da companhia através de um comunicado.

Ainda não é possível ativar o modo de autodestruição em todas as conversas, sendo que elas precisam ser feitas de modo manual.

A medida implantada pelo Facebook é semelhante ao que já existe no Snapchat, famoso justamente pelo poder de autodestruição de fotos e vídeos enviados. No aplicativo em questão o usuário pode selecionar uma faixa de tempo entre um e dez segundos antes de enviar o arquivo.