O Google Maps bem como o buscador do Google oferece serviço de guia aos estabelecimentos locais. Para poder manter tudo atualizado, o Google conta com vários colaboradores não remunerados. No entanto, esta situação deverá mudar, já que a empresa decidiu que irá criar benefícios para este grupo, que antes recebiam apenas agradecimentos pelos seus esforços. Desta vez a empresa irá distribuir um bônus bastante atrativo aos que se dedicarem mais.

A bonificação é cumulativa, assim sendo, a cada comentário ou mesmo resenha que o colaborador escrever, ganha um ponto, igualmente acontece a cada upload de fotos, novos locais para o banco de dados, correção de erros antigos ou mesmo responder perguntas de outros usuários. Tudo isso gera pontos.

Caso o colaborador atuar poucas vezes, por exemplo, ele será inscrito para participar de um concurso para ganhar um novo aparelho Nexus. Porém, se obter 49 pontos, terá acesso antecipado a produtos e betas do Google. Além disso, quem produzir avaliações abrangentes sobre mais de 100 locais diferentes, será recompensado com 1TB de armazenamento no Google Drive.

Após atingir essa pontuação, poderá ainda ganhar a oportunidade de participar de uma cúpula de Guias locais no campus da companhia.

Para participar do programa é necessário fazer a inscrição através deste link. Após, basta baixar ou mesmo atualizar o aplicativo do Google Maps para Android e iOS. As colaborações podem ser inseridas tanto na versão mobile quanto na versão desktop do site.