O sono é primordial para os seres vivos, porém, os humanos necessitam ainda mais cumprir uma rotina de descanso, já que, a grande maioria precisa desenvolver alguma atividade ao longo do dia. Porém, muitas dessas pessoas não conseguem descansar o tanto quanto precisam, o que acarreta, em alguns casos, baixa produtividade durante o dia.

Levando em considerando o fato, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Os smartphones, por exemplo, podem contribuir com as práticas negativas das pessoas e fazer com elas tenham um bom sono. Especialistas defendem que os dispositivos móveis devam vir com um "Modo Sono" para contribuir com a qualidade do sono.

Paul Gringas, professor da Evelina London Children's Sleep Medicine e King's College London, diz que o problema está no uso dos celulares, já que muitas pessoas utilizam o aparelho por horas na cama até conseguirem dormir. Os aparelhos emitem uma luz azulada que deixa o nosso cérebro mais ativo, no entanto, neste momento ele deveria pensar em descansar. O "Modo Sono" permitiria que as luzes diminuíssem e com isso não atrapalhasse no sono.

Alguns testes foram feitos para comprovar o estudo. No primeiro deles, alguns voluntários usaram óculos que bloqueiam a luz azulada e em seguida eles usaram um aplicativo que foi desenvolvido para ser usado à noite, com um sistema de cores que não afeta no sono.

"Uma solução rápida seria se as fabricantes se certificassem que o software desenvolvido otimizasse a utilização à noite. O hardware de todos os dispositivos permite realizar um modo de sono automático, que muda a emissão de luzes azuis e verdes para amarelo e vermelho, além de reduzir a intensidade da luz de fundo", afirma a pesquisa."

De acordo com os especialistas, seria mais interessante que o efeito ocorresse em todo o smartphone, e não somente em um aplicativo. Assim, o ideal é que as empresas desenvolvessem os seus aparelhos com um modo automático de diminuição das luzes e paleta de cores do aparelho, para que assim fosse possível facilitar o sono dos usuários.