Os fãs da Microsoft estão ansiosos esperando pela saída do Windows 10 Mobile. Com funcionalidades diferentes, os donos dos telefones Lumia irão garantir uma experiência melhor, com o lançamento da plataforma em dezembro. Diante disso, é possível que o Windows 10 possa dar trabalho para outros sistemas operacionais como Android e iOS, por isto, conheça as novidades para o Windows Phone.


Aplicativos universais

O universo dos smartphones será revolucionado, já que o Windows 10 terá apps universais, com isto os aplicativos vão ser úteis para os computadores que utilizam o sistema operacional. Os programas vão ser adaptáveis para todas as plataformas da empresa.

Batizado de Continuum, ele irá garantir a compatibilidade universal com PC e Xbox One, sem uso de remodelação ou versão específica.

Fazer o seu smartphone virar um computador


Apesar da ideia de transformar o celular em computador por meio de acessórios não ser algo novo, a proposta do Windows 10 é bem consistente. O recurso estará disponível somente para os aparelhos mais potentes da Microsoft e irá permitir acesso aos softwares que estiverem disponíveis na loja virtual, além de outros recursos, como Apps Universais e similaridade do sistema.

Desbloqueio da tela com olhar


Em outubro no evento, um recurso bastante surpreendente foi fazer o desbloqueio da tela ao olhar para o telefone, através do Windows Hello para smartphones (já disponível para PCs). Através da ferramenta, o usuário deve olhar o telefone, com isto o dispositivo consegue fazer o reconhecimento biométrico do rosto. Com a função é possível garantir maior velocidade no desbloqueio da tela, além disso, não é preciso utilizar um hardware adicional somente à câmera frontal.

Controles de câmera superiores


O Windows 10 Mobile vai ter como padrão os recursos do app Lumia Câmera, com recursos extras como controle de ISO e foco, mas é preciso frisar que diversas funcionalidades só serão bem aproveitadas para os usuários que possuem experiência com fotografia.

Cortana


A Cortana já chamou atenção no Windows 8.1. Agora nesta versão a integração entre PC e dispositivos móveis, vai ser mais inteligente, pois a assistente irá ganhar um maior suporte nas respostas via áudio, por isto ela poderá responder sobre horário de voos, clima e hotéis. Esperamos que esse suporte desembarque no Brasil também, não é mesmo?

Armazenamento na Nuvem


A Microsoft disponibiliza um armazenamento na nuvem bastante acessível, para aqueles que não desejam pagar. Ela oferece 15 GB para todo tipo de arquivo, como documentos, músicas, fotos e vídeos. Outra característica interessante é que o serviço está disponível para Android e iOS.

Desta forma, o usuário pode configurar o login e sua senha em um só local e ainda ao habilitar o backup das fotos da câmera é possível ganhar mais 15GB de espaço.

Fotos no OneDrive


O Windows 10 consegue pesquisar por fotos armazenadas no One Drive, devido ao reconhecimento de cenas, desta maneira ele organiza fotos em álbuns. O recurso consegue gerenciar e identificar fotos de pessoas, locais, comida, animais e outros. Mas no Windows 10 Mobile, esta versão será mais avançada devido à integração com a Cortana, o usuário poderá fazer a pesquisa perguntando à assistente.

Smartphones que irão receber o sistema


Alguns aparelhos serão os primeiros a receber o sistema, por isto a Microsoft garantiu que os smartphones que estão rodando o Windows Phone 8.1 serão atualizados para Windows 10. Entretanto, existem alguns que vão ser os primeiros da fila, são eles:

  • Lumia 430;
  • Lumia 435;
  • Lumia 532;
  • Microsoft Lumia 535;
  • Nokia Lumia 540;
  • Lumia 640;
  • Lumia 640 XL;
  • Lumia 735;
  • Lumia 830;
  • Nokia Lumia 930.

Como receber atualização

De acordo com a Microsoft estes são os modelos que vão receber o Windows 10 de graça. Como requisito é preciso que o usuário saiba se o seu dispositivo já foi atualizado com o update Lumia Denim, a versão com a assistente Cortana.

Com a atualização no smartphones, a versão não será igual ao que é visto nos desktop, já que vem o Windows Hello, sistema de autenticação biométrica para fazer login em computadores.


Divulgação

Além disso, esperam melhorias como uma nova Central de Ações, a presença dos apps universais Mapas, Calendário e Fotos, além do novo navegador que substitui o Internet Explorer, o Microsoft Edge. No novo Windows também estará o pacote Office pré-instalado e integrado com a Cortana.

Confira o review de aparelhos Microsoft que já passaram aqui pela redação do Oficina.

Os modelos do Lumia ainda não listados, além de outras marcas como a linha Ativ da Samsung, vão ter de esperar um pouco mais pela liberação do Windows 10 móvel. O sistema ainda não tem data definida de lançamento, mas vai acontecer antes do fim de 2015.

Aproveite e conte nos comentários se vocês estão ansiosos com o lançamento do Windows 10 mobile.

Este artigo foi produzido pelo blog Dicas para Smartphones.