O Facebook Messenger começou a testar um novo recurso capaz de identificar automaticamente quem está presente nas fotos de celular e ainda sugere o envio das imagens para o contato através da rede social.

O recurso, batizado de Photo Magic, integra o aplicativo da rede social e usa a tecnologia de reconhecimento facial para tornar mais fácil o compartilhamento de fotos entre os amigos do site.

A novidade foi anunciada na segunda-feira (9), e por enquanto, só foi liberada para usuários da Austrália, com aparelhos Android. Para iOS, o update chegará nos próximos dias. Outros países também deverão receber o Photo Magic nos próximos meses.

"Hoje, nós estamos começando a testar um novo recurso opcional para tornar o compartilhamento de fotos no Messenger ainda mais fácil e divertido. As pessoas enviam mais de 9,5 bilhões de fotos através do Messenger a cada mês, mas o envio de fotos de amigos ainda é muito complicado. Com o Photo Magic, o Messenger reconhecerá seus amigos nas fotografias e compartilhará suas fotos com eles em apenas duas etapas", disse o executivo do Facebook Messenger, David Marcus.

O funcionamento do recurso ocorre de forma bastante simples, ou seja, na primeira vez que o aplicativo for aberto após a atualização, o usuário terá que autorizar o acesso do Messenger às fotos de sua galeria. Assim, a ferramenta irá procurar a imagem mais recente que contenha um amigo do Facebook. Com isso, o aplicativo irá perguntar se o usuário quer compartilhar tal imagem com o contato.

Caso haja a presença de mais de um amigo na foto, o Photo Magic irá criar uma conversa em grupo com todos os amigos presentes que forem reconhecidos. A partir de então, cada vez que o usuário tirar uma foto com algum amigo na rede social, o aplicativo irá perguntar se ele quer enviar a imagem.

O Photo Magic foi desenvolvido através de uma parceria entre a equipe do Messenger e do Moments. O Moments é um aplicativo destinado ao compartilhamento de imagens que foi lançado pelo Facebook no início do ano.