Nos filmes de ficção científica não é difícil encontrar mecanismos capazes de realizar o teletransporte de pessoas e objetos. Porém, até então, o homem ainda não conseguir criar uma máquina capaz de tal façanha. O Facebook, no entanto, de acordo com Mike Schroepfer, diretor técnico da rede social, pretende criar um equipamento de teletransporte até 2025.

Porém, não vamos muito além. A ideia não é realizar o transporte de pessoas como os filmes retratam. "O Facebook quer construir um dispositivo que lhe permita estar em qualquer lugar que quiser, com qualquer pessoa, independentemente de fronteiras geográficas", disse Schroepfer em um evento antes do Dublin Web Summit.

O Facebook, de acordo com Schroepfer, pretende melhorar a experiência do usuário com a realidade virtual. Com isso, haveria um feedback físico, enganando os sentidos humanos e permitindo que as pessoas pudessem criar objetos em 3D.

A rede social já está investindo nisso. No próximo ano o Facebook pretende lançar o seu primeiro headset de realidade virtual, o Oculus Rift, que até então está na fase de testes. Porém, para que o dispositivo possa funcionar como "teletransporte" será necessário ainda vencer algumas etapas.

Um dos grandes desafios é fazer com que o usuário possa se ver e ainda encontrar outras pessoas no mundo virtual. O modo mais eficaz que o Facebook encontrou para isso é a partir do Oculus Touch, controladores que permitem que o indivíduo veja as próprias mãos.

Os desenvolvedores da Oculus estão testando também uma combinação de uma câmera que seja capaz de capturar expressões faciais em ainda um sensor de pressão. Além disso, para complementar a sensação de teletransporte, o Facebook pretende trazer ambientes da realidade para o mundo virtual.

O Facebook terá um longo trabalho pela frente. Ainda não é possível determinar se a rede social conseguirá atingir o seu objetivo até 2025, mas, podemos concluir que é um grande passo no que diz respeito a realidade virtual.