As fitas de videocassete Betamax, que foram lançadas na década de 70, há muito tempo deixaram de fazer sucesso. Porém, mesmo assim, ainda era possível encontrar o modelo à venda. No entanto, isso será por pouco tempo, já que a Sony anunciou que as fitas deixarão de circular definitivamente em março de 2016.

As Betamax sempre tiveram como rival as fitas VHS, que foram lançadas pela JVC um ano após a sua chegada. As fitas VHS, no entanto, acabaram conquistando os usuários que, mesmo consideradas inferiores, eram mais baratas e simples.

Além disso, incialmente, o Betamax permitia somente gravação de meia hora de vídeo, enquanto a rival conseguia suportar um vídeo inteiro desde o início do seu lançamento.

A Sony revelou ainda, que não somente as fitas sairão de circulação no próximo ano, as pequenas fitas MicroMV para camcorder também deixarão de ser vendidas.

A produção da Betamax e da MicroMV foi encerrada pela Sony já em 2002, e já eram consideradas fora de produção em suas lojas, porém, elas ainda podiam ser encontradas à venda na Amazon japonesa.

Os últimos produtos da Betamax fabricados foram as fitas EL-500B; 2L-500MHGB; 2L-750MHGB e a fita de limpeza L-25CLP. Já da MicroMV, foram a fita MGR60 e a fita de limpeza MGRCLD.