Na quarta-feira (14), a Microsoft anunciou que vendeu a sua fábrica no polo industrial de Manaus, no Amazonas. Com isso, 1,2 mil funcionários foram demitidos, ou seja, metade do quadro de colaboradores. Felizmente, a Microsoft garantiu que eles não ficarão sem trabalho, e sim serão repassados para a  Flextronics, que adquiriu a fábrica.

A fábrica em questão já pertencia à finlandesa Nokia, porém, com a venda da Microsoft em 2014 passou a ser administrada pela norte-americana. Agora, a fabricação do console Xbox continuará a ser feito pela Flextronics, em Manaus.

A partir da mudança, o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) juntamente com a Fundação Nokia, que são voltadas para educação e pesquisa,  devem buscar novas fontes de financiamento.

A Microsoft afirmou que os alunos que já estão matriculados devem finalizar os seus cursos sem qualquer tipo e prejuízo.

Veja a nota envida pela Microsoft:

Como parte da reestruturação do negócio de dispositivos móveis anunciada anteriormente, a Microsoft tem procurado formas de aumentar a eficiência nas operações. Depois de uma profunda e minuciosa avaliação, e sujeita à aprovação regulatória final, a Microsoft decidiu contratar para a fabricação de Xbox e de smartphones no Brasil o nosso parceiro de negócios, a Flextronics, a partir de janeiro de 2016. O objetivo é que a Flextronics mantenha um nível semelhante de operações no Brasil. A Microsoft está empenhada em apoiar os funcionários durante esta transição. A Fundação Nokia e o INDT eram parte dos investimentos da fábrica. E por isso, como apoio integral da Microsoft, a Fundação e o INDT estão a procura de outras frentes de financiamento. A Microsoft, no entanto, vai garantir que todos os alunos atualmente matriculados na Fundação Nokia finalizem o curso.