Satya Nadella, CEO da Microsoft, em uma visita ao Brasil, mais especificadamente em uma palestra para alunos da faculdade Anhembi Morumbi, em São Paulo, reforçou a ideia da companhia com a educação de programadores e ainda novos empreendedores. "Queremos empoderar indivíduos e empresas para fazerem mais", disse Nadella.

Nadella, ainda durante a visita, apresentou iniciativas como o DreamSpark, que disponibiliza pacotes de software gratuitos para algumas das maiores faculdades nacionais, e ainda eventos como o Imagine Cup. O Cup trata-se de uma espécie de copa Mundial de jovens empreendedores, que é realizada pela Microsoft desde 2003. Entre as finalistas há várias equipes brasileiras.

"A ideia é realmente fornecer o software, tecnologia e sistemas em nuvem para qualquer um criando uma companhia", disse Satya Nadella. "Porque, de início, queremos que vocês façam o inimaginável sem o fardo do custo, queremos derrubar barreiras de entrada", explica.

O CEO da Microsoft lançou um desafio para a plateia formada por alunos da Universidade.  "Cada um de vocês aqui que estão aprendendo tecnologia hoje tem uma responsabilidade real além do aprendizado: a de ensinar código". 

"Todos vocês, que são apaixonados por tecnologia, não apenas deveriam aprender, também lhes encorajo a voltar aos seus bairros, voltar a lugares que ninguém vai, e ensinar", disse.

Na ocasião, Nadella também falou sobre a tecnologia de armazenamento em nuvem. De acordo com o CEO, além de ser uma "mudança de paradigma" na forma em que a companhia desenvolve os seus produtos, o valor principal é a mobilidade. "Não mobilidade para um único dispositivo, mas mobilidade para as pessoas", completa. "Isso é possível apenas pela nuvem", encerra.

Por fim, ao ser questionado sobre os conselhos que poderia deixar aos jovens interessados no mercado de TI, Nadella disse:

"Você precisa encontrar o que você ama e amar o que você faz. Quanto mais perto você chegar disso, melhor. O ponto de partida para se começar é amar o que você faz, especialmente no caso de empreendedores, de startups, em que é tão importante essa paixão".