Nesta terça-feira (15), o Twitter anunciou um novo serviço para que pessoas possam fazer doações para as campanhas eleitorais dos Estados Unidos através de um tuíte.

"Este é a forma mais rápida e mais fácil de fazer uma doação online. E a forma mais eficaz de captar fundos de campanha em tempo real na plataforma em que os americanos já começaram a falar sobre as eleições de 2016", indicou Jenna Golden, que dirige a propaganda política do Twitter.

Para oferecer o serviço o Twitter está trabalhando com a empresa de pagamento online Square, que pertence a Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter. Ele ocupa interinamente o cargo presidente executivo.

Assim, as campanhas participantes deverão obrigatoriamente ser verificadas por Square. Após o processo, o usuário poderá tuitar um link para solicitar doações para a campanha em questão. Na mensagem haverá um botão integrado, que através de um clique os internautas poderão fazer doações financeiras.

Os candidatos republicanos e democratas estão competindo pela nomeação de seus partidos para concorrer na eleição presidencial, que irá ocorrer em novembro de 2016. Os candidatos republicanos devem comparecer na quarta-feira à Ronald Reagan Presidential Library, em Simi Valley, na Califórnia, para o segundo debate em horário nobre da televisão norte-americana.