A Verizon, a gigante das telecomunicações americana, anunciou na terça-feira (8), que pretende iniciar os testes de telefonia móvel ultrarrápidas no próximo ano, a chamada de quinta geração (5G).

"A Verizon tem o objetivo de iniciar testes de campo no ano que vem", afirma a empresa em um comunicado.

A 5G conta com uma velocidade muito mais veloz que a tecnologia de quarta geração 4G LTE e ainda poderá comportar um número maior de dispositivos conectados.

"O 5G não é mais um sonho de um futuro distante. Sentimos um tremendo senso de urgência para acelerar a tecnologia e mobilizar o ecossistema ao colaborar com os líderes da indústria e desenvolvedores", diz Roger Gurnani, vice-presidente executivo da Verizon, em nota.

Ainda não há um calendário especificando o início dos testes, porém, de acordo com Roger Gurnani, um dos diretores, a Verizon contemplava "certo nível de implantação comercial" antes de 2017.

Na Europa e nos Estados Unidos, as redes 4G ainda estão em pleno desenvolvimento, porém, o fato não impede que os grupos de telecomunicações atuantes mundialmente não possam investir na rede 5G.

A Verizon, atualmente, trabalha com várias fornecedoras do setor, como a Alcatel-Lucent, Cisco, Ericsson, Nokia, Qualcomm e Samsung.

Com a rede 5G, o download de um filme que pode demorar seis minutos atualmente, poderá ter tempo reduzido para 15 segundos. A Verizon diz que pretende sair na frente quanto a rede 5G. Os testes serão realizados nos Estados Unidos em duas sedes da empresa: Uma em Massachussets e outra na Califórnia.