Na segunda-feira (17), o Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou que irá adiar o plano de deixar de supervisionar a Autoridade para Atribuição de Números da Internet (IANA), que é responsável por administrar as funções técnicas e também o sistema de endereços online.

No ano passado, o governo americano revelou que pretendia solicitar a transmissão a supervisão da IANA e com isso pediu que a comunidade internacional desenvolvesse uma proposta para realizar essa tarefa.

Um plano prevê a criação de uma entidade por parte da Corporação da Internet para a Atribuição de Nomes e Números (ICANN), que está sendo ainda avaliado. Assim, conforme o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, a proposta não foi concluída a tempo, sendo assim, os planos serão transferidos por um ano, no mínimo.

A decisão foi comunicada pelo secretário-assistente para Comunicações e Informações Lawrence Strickling, que escreveu em um blog que o Departamento de Comércio teve a atitude após os grupos que desenvolvem os documentos de transição dizerem que eles precisavam adiar até setembro de 2016, ao menos, para poderem concluir os processos solicitados e ainda implementar as propostas.

"Depois de 2016, temos opções de prorrogar o contrato por até três anos adicionais, se necessário", escreveu Strickling.

"Isso se tornou cada vez mais evidente ao longo dos últimos meses que a comunidade precisa completar o seu trabalho, ter o plano revisto pelo governo norte-americano e assim implementá-lo se for aprovado", escreveu Strickling.

A principal preocupação do projeto é garantir que o novo modelo esteja livre de qualquer influencia por parte do governo. Desde sempre Strickling deixou claro que os poderes do NTIA só seriam repassados a uma coalizão formada por entidades de vários países.