Drone movido a energia solar do Facebook poderá fornecer internet

Drone gigante do Facebook ainda precisa ser testado. O veículo não tripulado será responsável por levar internet para locais remotos do planeta.

Por | @oficinadanet Tecnologia

Na quinta-feira (30), o Facebook anunciou a conclusão de um drone gigante que poderá fornecer internet em áreas remotas do mundo. O drone pode voar a uma altura de até 27,5 quilômetros.

Nomeado de Aquila, o veículo não tripulado (vant) do Facebook, será alimentado por energia solar, e poderá permanecer no ar pelo período de 90 dias.

"Quando estiver pronto, ele será capaz de sobrevoar regiões remotas por até 90 dias, disparando conectividade para as pessoas a partir de uma altitude entre 18 mil e 27 mil metros," afirma a empresa em um post. 

O Facebook trabalhou no Aquila por um ano e usou a tecnologia adquirida através da companhia de drones britânica Ascenta, que adquiriu em 2014.

 Drone movido a energia solar do Facebook poderá fornecer internet

Leia também:

O drone faz parte do projeto Internet.org, que tem como objetivo levar o acesso à internet em países em desenvolvimento, principalmente em áreas de difícil acesso.

"Desde que lançamos o Internet.org nossa missão foi encontrar formas para facilitar a conectividade para mais de 4 bilhões de pessoas que ainda não estão on line", informou a companhia em comunicado.

A rede social de Mark Zuckerberg ainda disse que a as alianças com operadoras móveis em 17 países no último ano acabaram facilitando o acesso à internet básica para mais de 1 bilhão de pessoas.

Além de drones, fazem parte do projeto do Facebook satélites, raios laser e ainda tecnologia terrestre. A rede social tem como objetivo levar internet para todos os cantos do planeta.

Pronto, o Aquila ainda precisa ser testado, por essa razão ainda é cedo para vermos o drone cumprindo o seu papel. Mark Zuckerberg justifica todo esse esforço explicando que “10% da população mundial vive em áreas sem infraestrutura de internet “.

Mais sobre: facebook drones internet
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter