É comum que a cada nova versão do Windows os seus reprodutores de arquivos recebam alguma atualização, um novo layout ou uma completa remasterização. No caso do Windows 10, seus reprodutores foram quase que totalmente refeitos, no entanto, o provável erro cometido no Windows 8 pode estar de volta no novo sistema operacional.

O que de certa forma incomodava os usuários da geração passada do sistema operacional era justamente o layout quadrado da interface Metro, que embora seja bonita, ainda vai demorar um pouco para acostumar seus usuários. Seu estilo "quadradão" voltou e ainda pode não agradar quem criou o preconceito vindo do Windows 8, no entanto, se engana quem acha que isso ofusca toda a qualidade dos novos reprodutores.

Groove Música

Se aproveitando de toda a interatividade que o Windwos 10 tem com a sua conta da Microsoft e também a Windows Store, o Groove Música funciona tão bem quanto um iTunes. Você pode até ter ouvido falar dele antes, ou melhor, pode ter ouvido o seu antigo nome, o Xbox Música.

O Groove Música funciona tão bem que é praticamente espantoso que ele seja um aplicativo nativo do Windows, você tem toda a liberdade para escolher o que aparece na sua lista de músicas, como organizá-las, e etc. Pelo pouco tempo que o reprodutor está na ativa, não é um crime afirmar que seus recursos são muito mais bem organizados do que o de um iTunes da vida, que obviamente tem uma variedade muito maior de opções, mas ainda assim pode ser meio confuso.

No menu lateral você pode escolher o que a interface do aplicativo irá exibir, se serão os álbuns que estão presentes nas pastas que você adicionou na lista de busca, os artistas, todas as músicas, o que está sendo reproduzido no momento ou uma lista de reprodução qualquer. É uma interface extremamente simples e intuitiva, você dificilmente terá alguma dificuldade em lidar com ela.

Clicando no botão "Obter música na Loja", uma nova janela da Windows Store é aberta exatamente na página de músicas, que por sinal é muito bem desenhada e não fica nem um pouco atrás de lojas concorrentes.

Vale a pena insistir em deixar claro que toda a simplicidade do Groove Música pode ser o seu maior ponto positivo, portanto, procure dar uma chance para ele por pelo menos uma semana, vai ver o quão bom ele é.

Filmes e Programas de TV

O reprodutor de vídeos do Windows 10 também não fica para trás, ele funciona tão bem quanto seus concorrentes e ainda tem mais a interação com a Windows Store, onde você pode comprar filmes e séries de TV para assistir. O único problema é a limitação de região, que elimina uma enorme biblioteca de conteúdo, sem contar que alguns dos filmes disponíveis para download só podem ser assistidos em inglês (pelo menos é o que informam na loja).

Assim como no Groove, você pode escolher as pastas onde quer que o aplicativo procure por vídeos, assim fica mais fácil evitar arquivos que você precisa manter no computador mas não quer que apareçam no painel do Filmes e Programas de TV.

Se o ponto positivo do Groove Música é a sua simplicidade, talvez este seja o principal ponto negativo do Filmes e Programas, que não oferece praticamente nenhuma opção de configuração para os seus vídeos, sequer uma ferramenta de zoom pode ser encontrada, além de que também não existe reconhecimento de legendas em .srt, portanto, o reprodutor de vídeos é uma boa escolha se você quiser apenas ver os vídeos que você grava, já se você estiver pensando em uma cessão de cinema em casa, talvez não.

É provável que futuramente o aplicativo receba atualizações e passe a ter essas configurações que até o mais simples dos reprodutores de vídeo tem, no entanto, é impossível para nós sabermos quando e se isso vai acontecer. De momento o Filmes e Músicas, além de trocar de nome, precisa oferecer muito mais para se tornar no mínimo aceitável.

Fotos

Você é um daqueles usuários que costuma baixar softwares para dar uma retocada nas fotos antes de publicá-las em suas redes sociais? Pois saiba que agora você não precisa mais disso, afinal, o próprio visualizador de fotos do Widows 10 oferece uma variedade enorme de opções para você editar uma imagem.

No modo de edição do visualizador de imagens do windows você tem desde opções de correção de cor, recorte, giro, olhos vermelhos e retoques até opções de filtros, ajuste de luminosidade e outros efeitos, portanto, não temos o que reclamar do aplicativo quanto as suas funcionalidades extras.

Na sua coleção de imagens é possível ver todas as imagens do computador, assim como nos albuns, onde você pode selecionar pastas específicas da máquina para ter acesso rápido.

Assim como nos outros reprodutores de arquivos do Windows 10, nas configurações do aplicativo é possível mudar ou adicionar quais pastas serão exibidas nos albuns. Diferentemente dos outros softwares que aqui apresentamos, o Fotos obviamente não tem ligação com a Microsoft Store, pois a loja online não vende imagens.

Este foi o nosso artigo sobre os novos reprodutores de arquivos do Windows 10, caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre algum recurso, deixe o seu comentário abaixo que iremos lhe ajudar o mais rápido possível, o mesmo vale se você tenha notado algum outro recurso legal que possa ter passado despercebido por nós e você ache importante.