A Microsoft desenvolveu um projeto em parceria com a revista norte-americana The New Yorker que vem chamando a atenção de todos. O objetivo principal é fazer com que o computador entenda o humor. Assim, a partir das charges o programa pretende fazer com que o sistema de inteligência artificial consiga identificar situações engraçadas, e assim, fazer com que o próprio computador seja capaz de criar uma piada automaticamente.

O projeto vem sendo desenvolvido por Dafna Sharaf, da Microsoft e conduzido da seguinte forma: Inicialmente o computador foi bombardeado de charges, em seguida, o software recebeu informações que contextualizam a piada e traduzem cada quadrinho do cartoon.

Em outra etapa, funcionários da revista The New Yorker foram convidados a classificar as piadas, para assim formar um ranking. Após, o computador foi exposto às charges que foram utilizadas pelos funcionários da revista.

Como resultado, o computador conseguiu fazer as escolhas que apresentavam uma sintonia com o que os editores da revista consideraram mais engraçado.

O computador conseguiu eliminar cerca de 2.200 sugestões de piadas e charges que não eram consideradas interessantes, de um total de 5 mil que a revista recebe semanalmente.

"O processo de olhar 5.000 entradas de legendas por semana normalmente destrói suas mentes em cerca de dois anos, e aí eu tenho que conseguir outra pessoa", diz Bob Mankoff, o editor de cartuns da New Yorker, de 71 anos. "Isso é um pouco assustador. É como ficar cego com a neve; você fica com o humor cego".

Com isso, o computador provou que pode sim selecionar somente as boas piadas, o que poupou os editores da The New Yorker de um bom tempo na seleção das piadas.

Para quem não conhece ainda, a The New Yorker é uma revista bastante conhecida nos Estados Unidos, sendo que suas últimas páginas são exclusivas ao humor. Semanalmente muitas pessoas enviam sugestões de conteúdo, sendo que os editores são os responsáveis por fazer a seleção.

Porém, se o computador inteligente for aceito, a triagem de conteúdo engraçado ficará mais bem mais rápida.