Conforme sempre noticiamos, o Android é um alvo crescente dos hackers, justamente por ser o sistema operacional mais usado no mundo. Levando em consideração o fato, o Google e a Samsung irão liberar atualizações de segurança mensalmente para os celulares equipados com o sistema.

A novidade veio após o pesquisador de segurança Joshua Drake descobriu um software malicioso, chamado de Stagefright, que permite ao hacker enviar mensagens de conteúdo multimídia para um aparelho Android e com isso acessar o conteúdo do aparelho mesmo que a mensagem não seja aberta.

"Nós percebemos que devemos andar mais rápido", disse o chefe de segurança do Android, Adrian Ludwig, na conferência de segurança Black Hat em Las Vegas.

Antes, o Google apenas distribuía um pacote de atualizações para os seus próprios telefones Nexus após a descoberta de falhas. Porém, outras empresas esperavam que a empresa fizesse o mesmo com suas marcas.

Rick Segal, vice-presidente da Samsung, disse que a sua companhia não tinha como forçar as operadoras de telecomunicações a comprar seus dispositivos em grande quantidade e instalar as correções e que algumas fariam somente em aparelhos topo de linha.

"Se são os clientes do seu negócio, você pode fazer a liberação", disse Segal em uma entrevista. A Samsung é a maior fabricante de aparelhos com Android do mundo.

Em razão da Samsung ter que passar por uma operadora de telefonia móvel antes de liberar a atualização de segurança para seus clientes, o processo acaba sendo atrasado para quem adquiriu um aparelho vinculado a uma operadora.

Por isso a coreana está conversando com várias empresas ao redor do mundo para agilizar o método de atualização do Android.

"Como o software é constantemente atacado de formas novas, desenvolver um processo de respostas rápidas para entregar atualizações de segurança é crítico para mantê-los protegidos. Acreditamos que o novo processo vai melhorar vastamente a segurança de nossos aparelhos e oferecer a melhor experiência móvel para os nossos usuários", diz Dong Jin Koh, vice-presidente executivo da Samsung.