A Airbus registrou patente de um avião que seria quatro vezes mais veloz que o som. O avião de passageiros voaria mais rápido que o próprio Concorde.

De acordo com os documentos do Departamento de Patentes dos Estados Unidos, o jato hipersônico pode atingir velocidade de até Mach 4,5, ou quatro vezes e meia a velocidade do som, que é de 340 metros por segundo. Vale notar que o Concorde chega a velocidade de Mach 2.

O avião recebeu apelido de Concorde 2.0, e tem capacidade de realizar trajetos de Londres a Nova York, por exemplo, em cerca de uma hora. A distância entre as duas cidades é de 5,5 mil quilômetros.

Conforme documentos registrados, o "veículo aéreo ultrarrápido" utiliza vários tipos de motores para vários segmentos e a energia viria do hidrogênio armazenado no próprio avião.

As turbinas de jato localizadas abaixo da fuselagem juntamente com um motor de foguete na parte traseira são usadas na decolagem. Diferentemente dos modelos de aviões tradicionais, o supersônico da Airbus decolaria na posição vertical, semelhante a um ônibus espacial.

Quando o avião estiver no ar, as turbinas seriam desligadas e recolhidas, e assim o motor de foguete daria o impulso para a aeronave subir a uma altitude de aproximadamente 30,5 quilômetros.

Para que o voo pudesse alcançar a velocidade de Mach 4,5, motores a jato seriam acionados.

Para quem já ficou empolgado com o projeto, infelizmente muitas das patentes registradas acabam não saindo do papel, ou são usadas apenas em partes.

No caso do supersônico, a própria Airbus, em declaração, tirou um pouco da importância do projeto, dizendo que o design é baseado em "conceitos e ideias que estão em um estágio muito inicial".

A patente foi registrada em 2011, porém, somente agora começou a ser divulgada, já que conseguiu aprovação do Departamento de Patentes dos Estados Unidos.