Como sabemos, nem tudo que é dito pode ser realmente verdadeiro. O mesmo acontece no quesito tecnologia, nem sempre o que parecer ser verdade é real. Muitas informações incompletas, ou mesmo baseadas simplesmente em informações sem fundamentos teóricos acabam gerando muitas dúvidas entre o pessoal. Algumas informações repassadas como verdade acabam colando no inconsciente e assim, repassadas como verdade.

A gente já produziu alguns posts relacionados a Mitos e Verdades, clique e confira. Você também pode seguir essa tag e receber por email cada nova postagem.

Abaixo, selecionamos alguns mitos que já foram repassados de forma verdadeira, e bastante repetidos. Certamente você já deve ter ouvido vários deles. Bom, vamos conferir então se o que você ouviu ou leu é realmente verdadeiro?

1. Bateria de celular deve ser recarregada somente quando terminar

As baterias de níquel cádmio sofriam com o efeito memória, com isso ficavam facilmente viciadas. Justamente por isso, aparelhos com esse tipo de bateria deviam sempre ganhar um "banho de carga" quando novos, e ainda, não era recomendado que fossem recarregadas sem ter chegado ao fim. Porém, tais baterias são antigas, e as atuais de íon de lítio podem ser recarregadas a qualquer instante, inclusive, é recomendado que quando o nível já estiver abaixo dos 40% seja recarregada. Além disso, não há qualquer problema em usar o aparelho conectado à tomada.

Devemos levar em consideração o desgaste natural do tempo, assim sendo, elas descarregam mais rápido depois de um tempo de uso ou mesmo após ficarem muito tempo sem serem usadas. Para finalizar, elas não ficam com o efeito memória e muito menos viciadas.

Confira o artigo Baterias de smartphones e tablets viciam?

2. Não há problemas em usar o notebook sempre ligado na tomada

As baterias de íons de lítio necessitam de menos cuidado que as antigas de níquel cádmio, porém, isso não permite que devemos abandonar de vez todas as precauções para prolongas a vida útil dos dispositivos. Por exemplo, muitas pessoas acreditam que usar o notebook sempre ligado à tomada não oferece nenhum risco a bateria. Sinto informar, isto não é verdade.

Usar um notebook sempre conectado à tomada pode sim reduzir a vida útil da bateria. Tal fato ocorre porque o computador emite calor enquanto está em funcionamento, como também o processo de carregamento da bateria. Portanto, a bateria acaba ficando exposta ao calor de modo desnecessário, o que aumenta o desgaste da bateria. Ps: As fabricantes também são inteligentes e algumas já resolveram boa parte desse problema, como a Dell que possui um sistema que não permite que a o carregador - mesmo ligado na tomada - superaqueça quando a bateria está cheia.. Outra sacada da marca é não permitir que o carregador complete o ciclo de carga (100%), reduzindo ainda mais as chances de um vício inesperado.

Confira um post especial com 10 mitos ou verdades sobre baterias de celulares e notebooks.

3. Linux e Mac estão imunes a vírus

Por muito tempo as pessoas comentaram, e ainda falam que os sistemas operacionais Mac e Linux não pegam qualquer tipo de vírus. Porém, essa informação não é verdadeira. Nenhum sistema está imune aos vírus. A única certeza que temos é que tanto o Mac quanto o Linux são menos suscetíveis a malwares do que um computador equipado com Windows.

Isso acontece em decorrência a vários fatores, incluindo a estrutura de arquivos e também as autenticações necessárias para fazer alterações em pastas e arquivos sensíveis ao sistema. Porém, existem vírus que podem atacar sim tanto o Linux quanto o Mac.

4. Esvaziar a lixeira remove um arquivo de forma permanente

Sabe aquele arquivo que não queremos mais no nosso computador? Geralmente, deletamos ele e em seguida esvaziamos a lixeira. Pronto! Ele foi removido por completo. Infelizmente não é bem isso que acontece. O sistema apenas apaga a ligação que identificava aquele arquivo com o dispositivo e o espaço em que ele ocupava.

O que ocorre é que o arquivo fica apenas oculto e o sistema recebe a informação que pode usar aquele espaço antes ocupado. Por esta razão que recuperadores de arquivos conseguem reaver os itens que foram apagados definitivamente do disco.

Porém, saiba que existem programas capazes de apagar por completo um arquivo. A função deles é identificar onde está o arquivo, após apagá-lo e em seguida sobrescrever tal espaço, fazendo com que o item não possa ser recuperado.

5. Navegação em modo privado mantem usuário realmente anônimo

Muitas pessoas costumam navegam de forma anônima com o intuito de manter a sua privacidade. Navegar de tal forma garante que o histórico de navegação não será guardado pelo navegador, bem como importar os favoritos ou mesmo entrar automaticamente nas contas do usuário.

Navegar em modo anônimo garante que outras pessoas não saibam o caminho percorrido na internet, porém, o recurso não mantem a identidade oculta nos sites que foram visitados.

Leia também O que faz o modo anônimo dos navegadores.

6. Não devemos desligar o computador todos os dias

Quem usa notebook, geralmente deixa o aparelho em modo de espera, para assim garantir maior rapidez na hora que precisar usá-lo. Porém, saiba que é bom desligar o notebook para que ele complete alguns processos e atualizações. Então ele não pode ficar ligado direto para sempre. Tal atitude faz com que a energia seja economizada e também garante longevidade para a máquina.

7. Uso de celular causa dano cerebral

Logo que o uso de celulares tornou-se mais habitual, surgiu a informação que os aparelhos poderiam causar danos cerebrais. Os telefones celulares costumam emitir radiação que pode ser absorvida pelo tecido humano, isso é fato. Porém, ainda não há evidências científicas que apontem a ligação entre o uso de celulares o câncer. Confira uma explicação do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos: "Embora existam preocupações de que a radiação emitida por telefones celulares afete o cérebro e outros tecidos, até agora não há nenhuma evidência de estudos de células, animais ou seres humanos que a energia de radiofrequência possa causar câncer".

8. Resolução alta significa tela melhor

A cada lançamento, muito se comenta sobre a resolução da tela do aparelho, podendo contar, inclusive, com 4k Ultra HD. Porém, o que poucos sabem é que a resolução maior não resulta necessariamente em uma melhor tela.

De acordo com estudos, em smartphones, acima de 300 pixels por polegada, o olho humano já não consegue perceber diferença quando a resolução aumenta. Em uma tela de 5 polegadas com 4K teria 881 pixels por polegada, sendo assim, a diferença só poderia ser observada através de uma lupa.

Obviamente que a situação muda em aparelhos de telas grandes, como as de TVs. Nestes casos, uma resolução mais alta pode ser facilmente percebida.

9. Jogos violentos deixam as pessoas as pessoas mais agressivas

Muitos pais ficam receosos em deixar que os filhos joguem algum game com teor mais violento. Porém, um estudo do British Medical Journal disse que os jogos violentos não causam qualquer efeito negativo nas características pessoais das crianças.

Tal pesquisa foi realizada entre os anos de 2003 e 2013 com 11 mil crianças com idade a partir dos cinco anos. Sendo assim, a personalidade de cada pessoa não será influenciada por games violentos.

10. Deixar o notebook no colo causa esterilidade

A notícia sobre a ligação entre esterilidade e deixar o notebook sobre o colo já circula há algum tempo. Em 2011, um estudo publicado no jornal Fertilidade e Esterilidade da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva disse que encontrou indícios de que expor esperma a radiação eletromagnética de um notebook danifica o DNA do espermatozoide e com isso diminui a sua mobilidade.

Porém, o que deixou muitas pessoas preocupadas foi esclarecido pelo Dr. Robert Oates, presidente da Sociedade de Reprodução Masculina e Urologia dos Estados Unidos, em uma entrevista à agência de notícias Reuters. Conforme ele, "isso não é biologia da vida real. É um ambiente completamente artificial. O estudo é cientificamente interessante. Mas ele não tem qualquer relevância biológica humana". Por isso, o estudo não está associado a um notebook no colo.

11. O teclado QWERTY foi elaborado para digitadores mais lentos

A ideia de que o teclado QWERTY foi desenhado para pessoas que digitam de forma lenta já percorre há muitos e muitos anos. Acredita-se que a lenda tenha iniciado quando um editor de um jornal estava muito cansado por as máquinas que os repórteres usavam emperrarem a todo instante. Por essa razão ele quis criar um teclado com as letras embaralhadas, assim sendo, os jornalistas escreveriam de forma mais lenta.

No entanto, o teclado QWERTY foi desenvolvido para que o travamento de letras no teclado das máquinas fosse menos constante.

12. Segurar um imã perto do notebook pode apagar todos os dados

Há quem diga que deixar um imã perto do computador irá apagar todos os dados existentes na máquina. Porém, essa informação não é verídica, e os famosos imãs de geladeira podem sim ficar perto do computador.

 

13. Quanto mais pixels, melhor a câmera

O número de pixels de uma câmera sempre é evidenciado, e muitas vezes é dito até que o seu número implica diretamente na qualidade das fotos. Porém, essa informação não é completamente verdadeira. Vários fatores deixam uma foto melhor, incluindo o tamanho e a qualidade do sensor de imagens, as lentes, entre outros. Então, na hora de escolher uma câmera, não se iluda pelo número de pixels que ela oferece. Veja como funciona uma câmera fogoráfica digital.

14. Usar celular em posto de gasolina é muito perigoso

É comum ver alertas de proibição do uso de celulares em postos de gasolina. Porém, até então não há registros comprovados de alguma explosão ou mesmo um incêndio causado por celular.

As leis que restringem o uso de celulares em postos seguem recomendações antigas de empresas de combustível e de fabricantes de eletrônicos. O mito, de acordo com Adam Burgess, da Universidade de Kent, surgiu na explosão da plataforma de exploração de petróleo Piper Alpha, na costa da Escócia, em 1988. Porém, nenhuma evidência concreta foi encontrada sobre a ligação entre celular e a explosão.

15. Mais sinal é garantia de internet mais rápida

Muitas pessoas acreditam que quanto mais barrinhas de sinal, melhor o sinal de internet, e consequentemente, a velocidade aumenta. Porém, tais barras apenas indicam que o usuário está perto de uma torre de celular. Assim, quanto mais perto, mais barrinhas de sinal aparecem. É bem provável que com o sinal cheio a conexão funcione sem interferências, mas a velocidade não aumenta ou diminui se você está perto ou longe do roteador/antena.