Na terça-feira (4), a Netflix anunciou que está adotando uma nova política de licença-maternidade e também paternidade para seus funcionários, sem qualquer prejuízo nos salários.

"Estamos introduzindo uma política de licença ilimitada para novas mães e pais que permite que se afastem por tanto tempo quanto precisarem durante o primeiro ano após o nascimento ou adoção de crianças", disse a vice-presidente de talentos da empresa, Tawni Cranz, em comunicado.

"Nós continuaremos a pagar normalmente, eliminando a dor de cabeça de mudar [o método de pagamento do salário]. Cada trabalhador pode decidir o que é melhor para si e para a sua família, decidindo com os seus chefes como será reposta a sua ausência", acrescenta o comunicado.

Conforme Cranz, "os pais podem retornar ao trabalho durante meio período, período integral ou voltar ao trabalho e se afastar conforme suas necessidades", e recebendo os seus salários normalmente.

O executivo salienta que a medida faz parte da cultura desenvolvida pela empresa que fornece aos funcionários "o contexto sobre nossos negócios e a liberdade para tomarem suas próprias decisões acompanhadas de responsabilidade".

Vale notar que nos Estados Unidos a licença-maternidade não é remunerada. A lei do país exige apenas que os pais tenham direito a uma licença de 12 semanas, sem vencimento.