Vai rolar uma festinha? Já selecionou o repertório musical? Não ainda? Bom, então sem estresse. O Google vai ajudar você! Isso mesmo, agora não é mais necessário selecionar as músicas certas para uma ocasião, o Google deixará tudo organizado, e muito animado, se for o caso.

A partir desta terça-feira (4), o Google Play irá fornecer aos brasileiros recomendações musicais para cada ocasião. A novidade traz a tecnologia Songza, ferramenta que ficou conhecida por fornecer listas de músicas criadas para atividades específicas.

"O que essa função faz é usar como combustível o dia da semana, a hora do dia, o tipo de aparelho que você está usando e sugerir listas de músicas sobre isso", disse o gerente do Google Play Música, Elias Roman.

O Songza foi comprado pelo Google em julho de 2014, que o incorporou ao Play Música nos Estados Unidos três meses depois. Dos 59 países em que o serviço do Google é oferecido, o Brasil é o quinto que irá receber a nova função.

"O desafio por trás disso é que tivemos de elaborar todas as playlists", diz Helen Marqis, diretora global de programação musical do Google.

Com a novidade, o usuário poderá selecionar as músicas a partir de listas temáticas, que ficam posicionadas no topo do site ou do aplicativo. As músicas recomendadas ficam logo abaixo.

Aprendizado de máquina

O sistema irá contar com o chamado "aprendizado de máquina". As canções reunidas no primeiro grupo são escolhidas pelas pessoas, enquanto as recomendadas, por algoritmos. Assim, a medida que o sistema entende que uma determinada música é mais ouvida quando o usuário escolhe a playlist "romântica", por exemplo, a canção é mantida no local.

"Nosso objetivo é fazer com que ouvir música pela internet seja tão simples quanto ouvir ao rádio. Basta ligar e colocar para tocar. O usuário não quer mais complicação do que isso", disse Roman.

Spotify, Deezer e Apple Música já oferecem serviço de recomendação semelhante ao do Google, porém, Roman salienta que há diferença entre eles. No Play Música as canções de todas as playlists são abertas a todos os usuários, e na concorrência, algumas faixas são exclusivas a assinantes.