Segundo informações do "Financial Time", as empresas Apple e Samsung, se uniram para o desenvolvimento em conjunto de um SIM padrão, exatamente isso, um chip ou SIM card único. Esse novo chip está sendo trabalhado pelas companhias e algumas operadoras de telefonia, o mesmo está sendo denominado de e-SIM e será aplicado junto aos aparelhos.

De acordo com a reportagem, o uso desta nova tecnologia permitirá aos usuários de operadoras de telefonia móvel, migrarem para outra operadora de forma instantânea, sem a necessidade de troca de chip, lembrando mais uma vez, que o e-SIM será universal. O Financial Times ainda declara que a GSMA, a associação que representa as operadoras móveis no mundo inteiro, poderá em breve anunciar o acordo e assim se juntar as duas empresas.

A ideia para o novo modelo de SIM card, é que em um futuro muito próximo, os usuários de operadoras possam registrar o seu número de telefone em um smartphone ou tablet que os aceite, sem a necessidade de acrescentar ao dispositivo um chip de operadora "x", ou seja, o processo será efetuado de forma eletrônica através de um software. Alguns especialistas até mesmo já se arriscam a dizer que se realmente essa ideia sair do papel, os dispositivos móveis com a aplicação de mais de um chip, estarão com seus dias contados.

Como descrevemos acima, a chegada deste novo padrão de SIM será para breve, onde segundo o The Verge acredita que o mesmo seja apresentado e lançado no próximo ano, uma vez que a Apple já deu alguns sinais nessa direção, quando em 2014 anunciou seus novos "iPads 4G" com a aplicação do Apple SIM, dando a liberdade a seus usuários de escolherem entre as enumeras empresas de telefonia espalhada mundo a fora; o mesmo conta ainda com a possibilidade de troca de operadora quando seus usuários entenderem necessário.

Além desta, a ausência do espaço do chip dará a Apple e a Samsung e futuramente as outras grandes empresas fabricantes de smartphones e tablets, a permissão deles poderem criar seus dispositivos ainda mais finos.

Entre as operadoras que estão engajadas nesse projeto, estão a Vodafone, Telefónica, AT&T e Orange e segundo a GSMA, além da Apple e Samsung, outras companhia fabricantes de dispositivos móveis estão se juntando a essa ideia.