Review LG G3 stylus

Testamos nessas últimas semanas o LG G3 Stylus, uma versão mais acessível do poderoso LG G3, já testado aqui, e que até alguns meses atrás reinou como o top de linha da marca coreana.

Por | @Evilmaax Smartphones

O Stylus mantém alguns mesmos atributos e configurações do seu irmão top, porém, é mais enxuto em outros, claro, por causa do preço, nem mais em conta. Por isso, no final das costas é uma boa opção a ser considerada caso você queira trocar de aparelho e esteja com o orçamento apertado. O aparelho foi lançado em outubro de 2014 nas versões preta e branca, e o que podemos dizer sobre ele você confere agora. Ele foi cedido para nós via empréstimo pela Cissa Magazine.

O exterior é praticamente idêntico ao LG G3 original, traseira, detalhes, logomarca, inclusive o tamanho do display. A traseira dele engana bem que olha de longe, parecendo meta escovado, só percebemos que é plástico após pegá-lo na mão. Na parte traseira aliás está meu maior problema com os aparelhos da LG: Os botões. 

Talvez por costume ou conveniência, o deslocamento dos botões laterais – como na grande maioria dos aparelhos – para a traseira pareceu-me muito contraprodutivo, e ter que virar o smartphone de “cabeça para baixo” cada vez que vá bloquear ou desbloquear o aparelho, por exemplo, irrita e te faz perder tampo, ainda mais em uma realidade em que cada segundo é valioso – isso, claro, na minha opinião.

Bom, voltando à descrição da traseira, ali está também a câmera de 13 MP, o flash de LED e os botões na parte superior; o símbolo da marca no meio, e a logo Dual Chip e alto-falante na inferior. Creio que seja a traseira mais bonita da família LG. Na frente do aparelho nenhuma surpresa, ela é igual a praticamente todos os demais aparelhos da marca, assim como LV Volt, LG Leon todos testados aqui no Oficina.

A parte frontal é muito elegante, tendo apenas o alto-falante, câmera de 1.3 MP e sensores na parte superior e a logo na parte inferior. Outra coisa que agrada o usuário do Stylus à primeira vista é que a tela ocupa cerca de 73,6% do tamanho total da carcaça do aparelho, uma das maiores taxas entre os aparelhos que já passaram por teste aqui na nossa redação. A imersão que ela proporciona em relação ao smartphone na sua mão faz com que o bom tamanho de tela, 5.5 polegadas pareça ainda maior.

Review LG G3 stylus

Quanto às laterais não há nenhuma surpresa, aliás, não há nada. Nenhum botãozinho sequer. Na parte superior há o infravermelho, o microfone e a grande novidade do modelo e que dá nome ao mesmo: a caneta Stylus, falaremos mais dela à frente. Na parte inferior há a entrada MicroUsb e carregador, o microfone e a entrada de 3.5 milímetros para fone de ouvido.

Review LG G3 stylus

O smartphone tem exatos 163 gramas, medindo 149,3 milímetros de altura, por 75,9 de largura, por 10,2 de espessura. E só para não passar em branco, consta aqui que dentro da caixinha nada de mais, apenas o aparelho, manuais, carregador e cabo e fone de ouvido.

Como adiantamos na introdução do nosso review, o LG G3 tem uma excelente configuração, principalmente se levarmos em conta que ele possui um preço bem atrativo. Comecemos pela tela que nos referimos há pouco:

O display possui 5,5 polegadas de tamanho, com uma das maiores proporções tela x carcaça que já vimos por aqui. A tecnologia encontrada nele é a tradicional IPS, presente nos demais aparelhos da marca. Na prática esta tecnologia IPS True HD permite que o usuário tenha um maior ângulo de visão, além de uma imagem mais estável, principalmente no momento do toque na tela, evitando aquela distorção que pode ocorrer às vezes. A tela possui também um touch capacitivo para até 10 toques simultâneos e capacidade pata até 16 milhões de cores. O tamanho da tela em si é um atrativo no aparelho, ideal tanto para escrever suas notas no aparelho – um dos principais recursos – como veremos mais a frente, assistir a Netflix, ver suas fotos, etc. O brilho e cores da tela também são um atrativo.

Como pontos negativos temos a falta de um Gorilla Glass ou qualquer outro tipo de proteção a mais aos riscos do uso cotidiano, aquela chave que raspa no visor sem querer, etc. Outro aspecto que incomoda na tela é a resolução, que alcança apenas 960 x 540, uma resolução ruim, sem nem mesmo chagar ao já popularizado HD, uma pena; consequentemente, a taxa de pixels por polegada é baixíssima, atingindo apenas 200 ppi. Por isso, não estranhe se ver um serrilhado nas bordas e contornos nos gráficos, fontes, imagens, etc. confira nos printscreens dos games mais abaixo.

O sistema presente no smartphone é o Android KitKat 4.4.2 e se você acha que isto é ruim, atrasada e queria o Lollipop, permita-me discordar. O motivo foi que há pouco testei o LG Volt, de configurações de hardware similares e Android 5.0, o que resultou em MUITOS travamentos, lentidão e dor de cabeça. Por isso não ache que o KitKat foi uma má escolha, ok?

Bem, o telefone conta com apenas 1GB de RAM, pouco para tarefas mais complexas como algum game pesado, mas o suficiente para rodar o sistema tranquilamente, e convenhamos. O processador é um simples MTK MT6582, quadcore 1.3 GHz Cortex A-7 de 32 bits. Os gráficos ficam aos cuidados da uma Mali-400 MP, versão da GPU OpenGl ES 2.0. Resumindo: Nada de games muito pesados, pois ele não dará conta (você verá exemplos logo abaixo), porém, se sua preocupação é um sistema que rode liso, de rápida resposta e transição entre aplicativos o LG G3 estará pronto para você.

Review LG G3 stylus

Espaço interno não é o forte do G3 Stylus, são apenas 8GB de fábrica, sendo somente 4 utilizáveis, pois 4 são ocupados pelo sistema. Se você quiser poderá usar um cartão de memória MicroSD de até 32 GB. Ao menos a LG não tem como característica colocar jogos impossíveis de serem apagados no telefone, que ficam lá, sendo inúteis e ocupando espaço, como a Samsung costuma fazer. Como sensores temos o de direção, aceleração, bússola e proximidade.

Quanto ao set de câmeras temos 13 MP na câmera principal, com resolução máxima de 4160 x 3120, e, humilde 1,2 MP de câmera frontal, resolução de 1280 x 960. O zoom é digital de 4x. Vídeos podem ser feitos em até 1920 x 1080, Full HD a 30 FPS. E se você precisar de uma luz para suas fotos ou vídeos, poderá contar com o flash de LED do Lg Volt. Como características extras das câmeras temos a possibilidade de fotos panorâmicas.

Confira algumas fotos:

Review LG G3 stylus
Samsung Galaxy Edge. Estamos testando e em breve você vai conferir o que achamos dessa máquina aqui nos reviews

Review LG G3 stylusReview LG G3 stylusReview LG G3 stylusReview LG G3 stylusReview LG G3 stylus
Zoom máximo de 4x

No som a resposta é agradável, temos um alto-falante que mesmo ficando "escondido" através de uma pequena abertura para saída do áudio consegue entregar uma boa qualidade e volume. Ainda relacionado ao som, temos o fone de ouvido, que esteticamente é bem simples, mas na hora que plugamos ele no aparelho dá conta do recado.

Como conectividade temos Wi-Fi 802.11 b/g/n, bluetooth 4.0 A2DP, opera nas frequências 2G: 850/900/1800/1900 - 3G: 850/900/1900/2100, GPS com A-GPS GLONASS, HSDPA, HSUPA, função hotspot, NFC e rádio.

A bateria foi uma agradável surpresa. Com 2.940 mAh você alcança até 48 horas de uso, sem precisar plugar o aparelho na tomada. Excelente. A bateria é pouca coisa menos potente do que os 3.000 do LG G3 top de linha, porém, como é menos potente e consome menos energia, acaba tendo maior autonomia. Outro ponto positivo foi que para carregar completamente a carga levou pouco mais de 1 hora, excelente índice para smartphones de sua faixa de preço. Isto claro se plugado na tomada, quando no computador o processo é muito mais lento, levando horas.

Segundo a fabricante, você terá mais de 750 horas de stand-by, e até 25h de conversação no modo 2G ou 16 horas e 30 minutos no modo 3G.

Review LG G3 stylus

Vejamos agora como ele se saiu nos testes dos principais benchmarks:

Antutu

Review LG G3 stylus

Vellamo

Review LG G3 stylus

3D Mark

Review LG G3 stylus

Confira agora uma compraração entre o LG G3 Stylus e o Samsung A3, depois, confira um print completo com as características de hardware do aparelho.

[SPEC]14777,14436[/SPEC]

Review LG G3 stylus

Como dissemos acima, o LG G3 Stylus vem com a versão Android 4.4.2 KitKat, uma ótima escolha para um hardware que não aguentaria o Lollipop. Bom, não falamos ainda que ele é dual micro sim, o que sempre é ótimo, pois te permite aproveitar as promos das diferentes operadoras.

E como também já referenciamos antes, a LG tem uma boa prática entre as montadoras de smartphones que é não atulhar o aparelho de apps indesejáveis e às vezes até impossíveis de remover. Porém, você não estará desamparado se comprar esse aparelho, pois a LG coloca o app “Aplicativos Nacionais”, que funciona como um portal, reunindo todos os aplicativos da marca. Nele você poderá baixar o Fale Smart, LG Smart Poker, LG Smart World, entre muitos outros.

O Fale Smart, por exemplo, é um aplicativo gratuito e sem propagandas, de fácil manuseio que oferece a identificação das operadoras de seus contatos e adequa seu próprio cartão SIM para o uso das tarifas mais baratas. Se uma de suas operadoras for a mesma de seu contato, a ligação será feita com cartão SIM adequado. As informações são sincronizadas com o servidor periodicamente, fornecendo assim informações mais precisas. Ele consulta inclusive números fora da agenda.

Já o LG SmartWorld oferece inúmeros pacotes de personalização, apps, fontes, temas de início, temas de teclado, papel de parede, toques, etc. Será fácil personalizar seu smartphone agora. Requer uma conta (gratuita).

O grande recurso embarcado nesse aparelho é a caneta Stylus que pode ser usada a qualquer momento no seu dispositivo, mas principalmente no QuickMemo+

Review LG G3 stylus

Além disso temos o premiado Knock Code, que é um sistema de segurança especial desenvolvido pela LG. Com ele você cria uma sequência de 2 a 8 toques na tela (mais de 80 mil possibilidades de senha) que desbloqueiam a tela mesmo quando a mesma estiver desligada. Inovador e ponto positivo.

Review LG G3 stylus

Agora sim, talvez a parte mais importante do review: Vale a pena ou não escolher esse aparelho. Posso garantir que minha experiência com o LG G3 foi bastante satisfatória. Como pontos positivos eu posso citar o custo benefício, já que o seu preço é excelente se comparado aos demais modelos do mercado com configurações semelhantes. Além disso durante o uso não houve momentos de travamento. A câmera traseira também é acima da média pelo seu preço e o tamanho da tela é excelente para o que ele se propõe, como as próprias notas do QuickNote+.

Mas é obrigação do Oficina da Net ser imparcial e não esconder os defeitos, e sim, eles existem. Podemos citar por exemplo a tela que embora de bom tamanho, não é HD, a câmera frontal fraquinha, quase VGA, a baixa capacidade de hardware para um game mais pesado e o armazenamento limitadíssimo.

Agora fica a seu critério pesar os prós e contras e decidir qual é melhor para você, hoje. Para isso conte conosco e com as nossas dezenas de reviews. Veja aqui todos os parelhos testados, inclusive alguns concorrentes diretos do LG G3, como Samsung Galaxy Grand Duos Tv, Zenfone 5, etc.

Review LG G3 stylus

[relatorio]

Mais sobre: LG Smartphones Reviews
Share Tweet
Objeto Relacionado
Comentários
Destaquesver tudo