O Stylus mantém alguns mesmos atributos e configurações do seu irmão top, porém, é mais enxuto em outros, claro, por causa do preço, nem mais em conta. Por isso, no final das costas é uma boa opção a ser considerada caso você queira trocar de aparelho e esteja com o orçamento apertado. O aparelho foi lançado em outubro de 2014 nas versões preta e branca, e o que podemos dizer sobre ele você confere agora. Ele foi cedido para nós via empréstimo pela Cissa Magazine.

[CATEGORIA]99[/CATEGORIA]

O exterior é praticamente idêntico ao LG G3 original, traseira, detalhes, logomarca, inclusive o tamanho do display. A traseira dele engana bem que olha de longe, parecendo meta escovado, só percebemos que é plástico após pegá-lo na mão. Na parte traseira aliás está meu maior problema com os aparelhos da LG: Os botões. 

Talvez por costume ou conveniência, o deslocamento dos botões laterais - como na grande maioria dos aparelhos - para a traseira pareceu-me muito contraprodutivo, e ter que virar o smartphone de "cabeça para baixo" cada vez que vá bloquear ou desbloquear o aparelho, por exemplo, irrita e te faz perder tampo, ainda mais em uma realidade em que cada segundo é valioso - isso, claro, na minha opinião.

Bom, voltando à descrição da traseira, ali está também a câmera de 13 MP, o flash de LED e os botões na parte superior; o símbolo da marca no meio, e a logo Dual Chip e alto-falante na inferior. Creio que seja a traseira mais bonita da família LG. Na frente do aparelho nenhuma surpresa, ela é igual a praticamente todos os demais aparelhos da marca, assim como LV Volt, LG Leon todos testados aqui no Oficina.

A parte frontal é muito elegante, tendo apenas o alto-falante, câmera de 1.3 MP e sensores na parte superior e a logo na parte inferior. Outra coisa que agrada o usuário do Stylus à primeira vista é que a tela ocupa cerca de 73,6% do tamanho total da carcaça do aparelho, uma das maiores taxas entre os aparelhos que já passaram por teste aqui na nossa redação. A imersão que ela proporciona em relação ao smartphone na sua mão faz com que o bom tamanho de tela, 5.5 polegadas pareça ainda maior.

Quanto às laterais não há nenhuma surpresa, aliás, não há nada. Nenhum botãozinho sequer. Na parte superior há o infravermelho, o microfone e a grande novidade do modelo e que dá nome ao mesmo: a caneta Stylus, falaremos mais dela à frente. Na parte inferior há a entrada MicroUsb e carregador, o microfone e a entrada de 3.5 milímetros para fone de ouvido.

O smartphone tem exatos 163 gramas, medindo 149,3 milímetros de altura, por 75,9 de largura, por 10,2 de espessura. E só para não passar em branco, consta aqui que dentro da caixinha nada de mais, apenas o aparelho, manuais, carregador e cabo e fone de ouvido.

[CATEGORIA]100[/CATEGORIA]

Como adiantamos na introdução do nosso review, o LG G3 tem uma excelente configuração, principalmente se levarmos em conta que ele possui um preço bem atrativo. Comecemos pela tela que nos referimos há pouco:

O display possui 5,5 polegadas de tamanho, com uma das maiores proporções tela x carcaça que já vimos por aqui. A tecnologia encontrada nele é a tradicional IPS, presente nos demais aparelhos da marca. Na prática esta tecnologia IPS True HD permite que o usuário tenha um maior ângulo de visão, além de uma imagem mais estável, principalmente no momento do toque na tela, evitando aquela distorção que pode ocorrer às vezes. A tela possui também um touch capacitivo para até 10 toques simultâneos e capacidade pata até 16 milhões de cores. O tamanho da tela em si é um atrativo no aparelho, ideal tanto para escrever suas notas no aparelho - um dos principais recursos - como veremos mais a frente, assistir a Netflix, ver suas fotos, etc. O brilho e cores da tela também são um atrativo.

Como pontos negativos temos a falta de um Gorilla Glass ou qualquer outro tipo de proteção a mais aos riscos do uso cotidiano, aquela chave que raspa no visor sem querer, etc. Outro aspecto que incomoda na tela é a resolução, que alcança apenas 960 x 540, uma resolução ruim, sem nem mesmo chagar ao já popularizado HD, uma pena; consequentemente, a taxa de pixels por polegada é baixíssima, atingindo apenas 200 ppi. Por isso, não estranhe se ver um serrilhado nas bordas e contornos nos gráficos, fontes, imagens, etc. confira nos printscreens dos games mais abaixo.

O sistema presente no smartphone é o Android KitKat 4.4.2 e se você acha que isto é ruim, atrasada e queria o Lollipop, permita-me discordar. O motivo foi que há pouco testei o LG Volt, de configurações de hardware similares e Android 5.0, o que resultou em MUITOS travamentos, lentidão e dor de cabeça. Por isso não ache que o KitKat foi uma má escolha, ok?

Bem, o telefone conta com apenas 1GB de RAM, pouco para tarefas mais complexas como algum game pesado, mas o suficiente para rodar o sistema tranquilamente, e convenhamos. O processador é um simples MTK MT6582, quadcore 1.3 GHz Cortex A-7 de 32 bits. Os gráficos ficam aos cuidados da uma Mali-400 MP, versão da GPU OpenGl ES 2.0. Resumindo: Nada de games muito pesados, pois ele não dará conta (você verá exemplos logo abaixo), porém, se sua preocupação é um sistema que rode liso, de rápida resposta e transição entre aplicativos o LG G3 estará pronto para você.

Espaço interno não é o forte do G3 Stylus, são apenas 8GB de fábrica, sendo somente 4 utilizáveis, pois 4 são ocupados pelo sistema. Se você quiser poderá usar um cartão de memória MicroSD de até 32 GB. Ao menos a LG não tem como característica colocar jogos impossíveis de serem apagados no telefone, que ficam lá, sendo inúteis e ocupando espaço, como a Samsung costuma fazer. Como sensores temos o de direção, aceleração, bússola e proximidade.

Quanto ao set de câmeras temos 13 MP na câmera principal, com resolução máxima de 4160 x 3120, e, humilde 1,2 MP de câmera frontal, resolução de 1280 x 960. O zoom é digital de 4x. Vídeos podem ser feitos em até 1920 x 1080, Full HD a 30 FPS. E se você precisar de uma luz para suas fotos ou vídeos, poderá contar com o flash de LED do Lg Volt. Como características extras das câmeras temos a possibilidade de fotos panorâmicas.

Confira algumas fotos:


Samsung Galaxy Edge. Estamos testando e em breve você vai conferir o que achamos dessa máquina aqui nos reviews

Zoom máximo de 4x

No som a resposta é agradável, temos um alto-falante que mesmo ficando "escondido" através de uma pequena abertura para saída do áudio consegue entregar uma boa qualidade e volume. Ainda relacionado ao som, temos o fone de ouvido, que esteticamente é bem simples, mas na hora que plugamos ele no aparelho dá conta do recado.

Como conectividade temos Wi-Fi 802.11 b/g/n, bluetooth 4.0 A2DP, opera nas frequências 2G: 850/900/1800/1900 - 3G: 850/900/1900/2100, GPS com A-GPS GLONASS, HSDPA, HSUPA, função hotspot, NFC e rádio.

A bateria foi uma agradável surpresa. Com 2.940 mAh você alcança até 48 horas de uso, sem precisar plugar o aparelho na tomada. Excelente. A bateria é pouca coisa menos potente do que os 3.000 do LG G3 top de linha, porém, como é menos potente e consome menos energia, acaba tendo maior autonomia. Outro ponto positivo foi que para carregar completamente a carga levou pouco mais de 1 hora, excelente índice para smartphones de sua faixa de preço. Isto claro se plugado na tomada, quando no computador o processo é muito mais lento, levando horas.

Segundo a fabricante, você terá mais de 750 horas de stand-by, e até 25h de conversação no modo 2G ou 16 horas e 30 minutos no modo 3G.

Vejamos agora como ele se saiu nos testes dos principais benchmarks:

Antutu

Vellamo

3D Mark

Confira agora uma compraração entre o LG G3 Stylus e o Samsung A3, depois, confira um print completo com as características de hardware do aparelho.

[SPEC]14777,14436[/SPEC]

[CATEGORIA]101[/CATEGORIA]

Como dissemos acima, o LG G3 Stylus vem com a versão Android 4.4.2 KitKat, uma ótima escolha para um hardware que não aguentaria o Lollipop. Bom, não falamos ainda que ele é dual micro sim, o que sempre é ótimo, pois te permite aproveitar as promos das diferentes operadoras.

E como também já referenciamos antes, a LG tem uma boa prática entre as montadoras de smartphones que é não atulhar o aparelho de apps indesejáveis e às vezes até impossíveis de remover. Porém, você não estará desamparado se comprar esse aparelho, pois a LG coloca o app "Aplicativos Nacionais", que funciona como um portal, reunindo todos os aplicativos da marca. Nele você poderá baixar o Fale Smart, LG Smart Poker, LG Smart World, entre muitos outros.

O Fale Smart, por exemplo, é um aplicativo gratuito e sem propagandas, de fácil manuseio que oferece a identificação das operadoras de seus contatos e adequa seu próprio cartão SIM para o uso das tarifas mais baratas. Se uma de suas operadoras for a mesma de seu contato, a ligação será feita com cartão SIM adequado. As informações são sincronizadas com o servidor periodicamente, fornecendo assim informações mais precisas. Ele consulta inclusive números fora da agenda.

Já o LG SmartWorld oferece inúmeros pacotes de personalização, apps, fontes, temas de início, temas de teclado, papel de parede, toques, etc. Será fácil personalizar seu smartphone agora. Requer uma conta (gratuita).

O grande recurso embarcado nesse aparelho é a caneta Stylus que pode ser usada a qualquer momento no seu dispositivo, mas principalmente no QuickMemo+

Além disso temos o premiado Knock Code, que é um sistema de segurança especial desenvolvido pela LG. Com ele você cria uma sequência de 2 a 8 toques na tela (mais de 80 mil possibilidades de senha) que desbloqueiam a tela mesmo quando a mesma estiver desligada. Inovador e ponto positivo.

[CATEGORIA]102[/CATEGORIA]

[BUY]14777,true[/BUY]Agora sim, talvez a parte mais importante do review: Vale a pena ou não escolher esse aparelho. Posso garantir que minha experiência com o LG G3 foi bastante satisfatória. Como pontos positivos eu posso citar o custo benefício, já que o seu preço é excelente se comparado aos demais modelos do mercado com configurações semelhantes. Além disso durante o uso não houve momentos de travamento. A câmera traseira também é acima da média pelo seu preço e o tamanho da tela é excelente para o que ele se propõe, como as próprias notas do QuickNote+.

Mas é obrigação do Oficina da Net ser imparcial e não esconder os defeitos, e sim, eles existem. Podemos citar por exemplo a tela que embora de bom tamanho, não é HD, a câmera frontal fraquinha, quase VGA, a baixa capacidade de hardware para um game mais pesado e o armazenamento limitadíssimo.

Agora fica a seu critério pesar os prós e contras e decidir qual é melhor para você, hoje. Para isso conte conosco e com as nossas dezenas de reviews. Veja aqui todos os parelhos testados, inclusive alguns concorrentes diretos do LG G3, como Samsung Galaxy Grand Duos Tv, Zenfone 5, etc.

[relatorio]