Na matéria, a Agência informa que um executivo da Delphi disse à eles que dois protótipos de carros sem motoristas, sendo um deles controlados pelo Google e outro pela Delphi Automotive, quase se chocaram em uma rua do Vale do Silício durante um teste realizado nesta semana.

O fato aconteceu na última terça-feira, 23 de junho, em Palo Alto, afirmou o diretor do laboratório da Delphi, John Absmeier, com ele estava o diretor global de negócios para o programa de direção automática da empresa. Absmeier estava na carona do carro controlado pela empresa ao qual presta serviço, o veículo era um crossover, Audi Q5, equipado com radar, câmeras, lasers e um software especial de computação projetado para que o veículo seja conduzido de forma independente, sem a necessidade de motorista. Já o veiculo autônomo do Google é um Lexus RX400h.

Vale salientar que o Google já vem realizando esses testes em várias cidades dos Estados Unidos e recentemente anunciaram que começaria novamente esses estudos com novos protótipos de carros autônomos nas ruas da Califórnia, veículos esses que passaram a contar com volantes, freios e aceleradores removíveis, com isso, os passageiros poderão intervir caso ocorra algum problema durante os testes de rua; mais como uma medida de segurança, garante a companhia. O que muitos não sabem, é que a empresa do maior site de buscas do mundo possui um site com relatórios de acidentes que envolveram esses carros.

Um porta-voz da empresa em questão comunicou em entrevista a "Ars Technica" que o fato não ocorre bem como a Reuters reportou, onde ele diz que: "O assunto verdadeiramente ocorrido foi tirado completamente de contexto, sendo descrito em um cenário complexo que pode ocorrer no mundo real. Nosso especialista forneceu um exemplo de cenário de mudança de faixa que nosso carro experimentou recentemente, e que, coincidentemente, foi com um dos veículos do Google, que também se encontrava na pista no exato momento. Não foi um "quase acidente" como a reportagem anunciou".