Próteses sensíveis: A cura para a dor fantasma

Há tempo já tem se ouvido falar sobre o avanço tecnológico no que diz respeito às próteses para membros que tiveram que ser amputados, seja em casos de acidentes ou por motivo de alguma doença.

Por Programação Pular para comentários
Próteses sensíveis: A cura para a dor fantasma

O fato é que apesar da grande ajuda que as próteses robóticas dão ao paciente, ainda havia o desafio de dar a elas o tato e a sensibilidade, fazendo das mesmas muito mais semelhantes aos antigos membros e ao mesmo tempo, facilitando a adaptação do paciente.

Um dos problemas vivenciados por pacientes que tiveram uma parte do corpo amputada é a dor fantasma. Ela é sentida na parte do corpo que não existe mais, dando a sensação ao paciente de que ela continua lá. A dor pode ocorrer após a retirada de um dente, por exemplo. Normalmente começa após o processo cirúrgico como também ao decorrer de um tempo.

A explicação se deve pelo fato do cérebro não saber que uma parte do corpo não está mais no seu devido lugar e continua a mandar os impulsos. Isso pode gerar sensações de coceira e até mesmo uma dor acima do normal, pois no local amputado, parte da transmissão nervosa é alterada, então quando o cérebro manda estímulos ao corpo não e recebe de volta o movimento da parte que não existe, manda contrair ainda mais, causando assim, a forte sensação de dor.

Próteses sensíveis: A cura para a dor fantasma

Pensando nestes pacientes, o professor Hubert Egger da Universade de Linz, na Áustria, criou a prótese sensível, pensando justamente na eliminação da dor além de dar ao paciente a capacidade de interpretar as diferentes texturas do chão.

Processo da Prótese Sensível com paciente que perdeu a perna:

  • Primeiramente, pegaram as terminações nervosas ainda existentes próximas da parte central em que foi feito o corte transferindo as terminações que faziam ligação com o pé amputado e conduzindo-as na coxa com a parte superior da prótese;
  • Sensores na pele realizaram a comunicação por sinal através de um painel na altura da panturrilha;
  • Foram inseridos na prótese sensores ligados às células que entraram em contato com a parte inexistente, simulando, assim, a sensibilidade, fazendo com que cada movimento com a prótese mandasse uma resposta ao cérebro.
  • O outro pé também emitiu sinais que faziam comparações com a prótese.

O desafio é na parte da tradução dos sensores para realizar os sinais neurais mandando as informações para o cérebro.

Próteses sensíveis: A cura para a dor fantasma

O paciente que fez parte do teste sofria com a dor fantasma e inclusive fazia uso de morfina na tentativa de eliminá-la, conseguiu dar um fim a esta sensação terrível de sofrimento com a dor.

As próteses sensíveis são o começo de uma nova e mais eficiente forma de reabilitação já que as sensações auxiliam na questão do equilíbrio e facilitam o processo do paciente recomeçar as suas atividades. Além disso, poder dar ao paciente a capacidade de sentir a diferença das texturas de onde está pisando ajuda principalmente para evitar quedas e outros tipos de acidentes, proporcionando assim, uma maior qualidade no dia a dia dessas pessoas.

Compartilhe com seus amigos:
Michele Schlichting
Michele Schlichting 22 anos - Floripa. Formanda em Publicidade e Propaganda trabalhando como Social Media.
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Michele, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Programação
  • Google usa Mulher-Maravilha para ajudar meninas a programar

    Google usa Mulher-Maravilha para ajudar meninas a programar

    Meninas ganham um incentivo extra na hora de aprender a programar, a Mulher-Maravilha.

  • Criando um cadastro de usuário em Java

    Criando um cadastro de usuário em Java

    O objetivo deste artigo é desenvolver uma aplicação em JSE (Java Standard Edition) de inserção de dados utilizando alguns padrões de projeto.

  • Quer aprender PHP? Saiba mais

    Quer aprender PHP? Saiba mais

    Chegou o tão aguardado curso online de PHP do Oficina da Net. Você não pode perder. PHP é uma das linguagens mais usadas no mundo. Os conteúdos que vou mostrar no curso, são exatamente o que você precisa saber para iniciar sua carreira como programador.

  • Formulário de contato em php

    Formulário de contato em php

    Guia do PHP: Aprenda a fazer um formulário em PHP que envia via SMTP autenticado o e-mail para um destinatário.

  • Como fazer um GIF?

    Como fazer um GIF?

    Aprenda a criar um GIF animado de vídeos. Descubra como criar os GIFs, imagens animadas que você vê em na internet.

  • O que priorizar na hora de escolher o hosting para seu site?

    O que priorizar na hora de escolher o hosting para seu site?

    Com o crescimento das ofertas na web, saiba o que você deve levar em consideração na hora de escolher a melhor empresa de hosting para seu empreendimento

  • O que preciso fazer para criar um aplicativo?

    O que preciso fazer para criar um aplicativo?

    Temos visto que desenvolver aplicativos que visam o mercado mobile pode ser mais que uma alternativa rentável, pode colocá-lo no topo, deixá-lo rico. Mas nem tudo são flores, e o aspirante a desenvolvedor de app precisa seguir algumas regras.

  • WEBINAR 3.9

    WEBINAR 3.9

    Venha para o Maker e descubra como tornar o seu negócio mais competitivo.