Estou falando do serviço de gerenciamento e hospedagem de blogs - que é do Google, mas sob responsabilidade da Globo.com no Brasil, mais conhecido como Blogger Brasil, que será retirada da rede a partir do mês de Julho.

A partir do dia 01 de Julho, tudo que foi criado nestas contas e armazenado nos servidores do serviço, serão excluídas, fazendo com que o acesso aos dados do mesmo fique indisponível, ou seja, não serão mais acessíveis. A partir do próximo domingo, dia 31 de Maio, não será mais possível atualizar os blogs. Veja 20 dicas para divulgar o seu blog.

De acordo com a empresa responsável pelo Blogger Brasil, aquele usuário que queira manter os dados que possui publicado em uma destas contas, terá que aproveitar o período que está sendo dado, período este que irá até o dia 30 de Junho para realizar um backup destas informações, textos e imagens hospedadas. Após a data, todo e qualquer acesso ao site ou a uma destas contas do Blogger será desativado.

O Blogger foi criado e desenvolvido pela empresa norte-americana Pyra Labs em 1999 e em 2002 licenciou a marca e serviços em vários países ao redor do mundo. No Brasil, o controle do serviço ficou por conta da Globo.com e mesmo após a compra da Pyra Labs pelo Google, em 2003, o site brasileiro em questão continuou com o controle do Blogger Brasil.

O Blogger internacional segue em funcionamento. Aqueles usuários que possuem contas no serviço do Google, não precisarão se preocupar, pois os blogs hospedados sobdomínio blogspot.com permanecerão sendo utilizados e hospedados sem qualquer bloqueio ou problemas.

É importante salientar que os backups em XML do Blogger Brasil poderão ser importados em páginas publicadas pelo sistema do Google.

Fonte: Blogger