No início desta semana, o Facebook decidiu após várias petições online eliminar a opção "se sentindo gordo" ("feeling fat", no original). Os usuários que protestaram sobre o emoji alegaram que o status reforçava as visões negativistas sobre o corpo e não representava um sentimento verdadeiro.

Porém, mesmo com a remoção da opção da lista de sentimentos, o emoji ligado ao termo continua sendo usado. Ele pode ser encontrado agora como "se sentindo empanturrado", no entanto, não se refere mais à palavra "gordo".

O movimento desfavorável ao emoji teve início no final de fevereiro pelo grupo Endangered Bodies, que foi responsável por lançar várias petições no site Change.org como parte dos eventos da Semana Nacional de Conscientização para Distúrbios Alimentares nos Estados Unidos. O objetivo do ato era fazer com que o Facebook removesse a opção "se sentindo gordo". De acordo com os ativistas, gordura não é sentimento e a opção poderia não ser benéfica para quem sofre com distúrbios alimentares.

Facebook remove opção gordo no status após petição online

"Quando os usuários do Facebook colocam esse status, eles estão rindo de pessoas que se consideram com sobrepeso, o que pode incluir muitas pessoas com distúrbios alimentares", diz a estudante Catherine Weingarten, que criou a versão americana da petição, com mais de 16 mil assinaturas.

Através de nota oficial, o Facebook respondeu: "Ouvimos as críticas da comunidade que marcar "se sentindo gordo" como opção de status podia reforçar imagens de corpo negativas, especialmente com pessoas que sofrem de distúrbios alimentares. Então nós vamos remover esta opção da lista", explica. "Nós pretendemos continuar a ouvir o feedback enquanto pensamos em formas de ajudar as pessoas a se expressarem no Facebook", diz ainda a nota.