O YouTube Kids como está sendo conhecido, estará disponível primeiramente para o público infantil norte-americano através do Google Play, uma vez que o app será exclusivo para o sistema operacional Android. Nos últimos tempos, as crianças passaram a ser consideradas os "ovos de ouro" para empresas de internet, sendo que muitas destas crianças chegam a omitir a sua idade para conseguirem criar contas em redes sociais.

Para Pavni Diwanji, VP de engenharia do Google, falou ela ao USA Today no final do ano passado que: "Estamos motivados com novos e futuros aplicativos que serão lançados para a criançada e um dos grandes fatores dessa iniciativa é que todo mundo está tendo filhos, com isso, temos um impulso a mais para mudar nossos produtos e deixarmos eles mais divertidos e seguros para elas", afirmou Diwanji.

Ainda em relação a esse tema, a VP de engenharia do Google afirmou que os produtos do maior site de buscas do mundo sempre foram voltados para o público adulto, mas é preciso mudar, uma vez que a criançada também quer fazer parte deste mundo.

Entretanto os pais terão controle sobre os novos aplicativos e as agências reguladoras dos Estados Unidos também deverão cobrar regras rígidas sobre o uso de informações pessoais dos pequeninos e adolescentes. Em nota, o Google informou que o YouTube Kids irá filtrar determinados termos nas buscas, como por exemplo a palavra "sexo". O novo aplicativo também irá dar aos pais, controle total sobre o tempo em que a criança poderá ficar nele, uma vez que os mais velhos também poderão habilitar e desabilitar buscas, sons e outros.

Os playlists e os canais serão separados por categorias, entre elas músicas, aprendizado, explorar e shows. De acordo com o "Wall Street Journal", o Google está debatendo se irão arrecadar receitas com anúncios dentro do aplicativo.