O Youtube possui alguns comandos e segredinhos que pouca gente conhece. Também conhecidos como Easter Eggs, esses pequenos truquezinhos e surpresas escondidas podem ser bem divertidas. Na língua inglesa o termo Easter Egg significa ovo de Páscoa. Sim, aqueles ovinhos que o coelho deixa escondidos pela casa quando somos crianças, e que passamos o dia inteiro procurando. O termo serve pra definir muito bem essas piadinhas e truques, que podem estar escondidos em um game,em um filme ou mesmo em uma página da internet.

No caso do Youtube existem alguns truques clássicos, que muita gente conhece. Outros nem chegam a todos os ouvidos por serem retirados da página com a rapidez com que foram colocados. Existem também, Easter Eggs criados para certas datas comemorativas do YouTube, como a Geek Week. Esses realmente duram pouco.

Use the Force Luke

O primeiro, e talvez o mais conhecido do todos seja o truque do gif abaixo. Basta digitar na barra de buscas do YouTube a frase "Use the force Luke". A frase, é claro, faz referência aos filmes da série Star Wars, e como tal você pode controlar os movimentos da página com a força de sua mente. Ou melhor, com os movimentos do seu mouse. Check it out:

Beam me up Scotty

Pra fazer outro truque bem bacana, que também vai deixar os Geeks animados, basta digitar na barra de buscas do site a frase "Beam me up Scotty" para ver os resultados da busca serem teletransportados para a tela do seu computador. A frase ficou conhecida na série Star Trek, por ser dita pelo Capitão Kirk quando desejava que Montgomery Scotty o teletransportasse de volta para a Starship Enterprise.

Doge Meme

O Doge meme já é conhecido de todos que já passaram algum tempo na internet. O focinho do cachorrinho é famoso por toda parte. Tão famoso que ele tem uma página exclusiva, todinha estilizada e dedicada a ele no YouTube. É só você digitar "Doge Meme" na barrinha e você vai se deparar com isso:

Do The Harlem Shake

Quem não se lembra da febre que foi o "Harlem Shake" algum tempo atrás? Sim, ele também ganhou uma página especial só pra ele depois do sucesso estrondoso e viral que ele alcançou no YouTube. De novo a barra de busca é o nosso caminho: Digite "Do the Harlem Shake" e aperte enter. Acompanhe a página dançar e requebrar de acordo com a batida da música:

WebDrive Torso

Durante muito tempo a página abaixo foi considerada um mistério. Quando se digita WebDrive Torso na barra de buscas do Youtube, você é levado a um canal que publica milhares de vídeos. Nenhum dos vídeos passa dos 11 segundos e ninguém sabia exatamente a finalidade de cada um deles. Recentemente o Google, que é dono do YouTube, revelou que o canal foi criado apenas com o objetivo de testar a qualidade dos vídeos que são upados para o site. Comparando a qualidade dos vídeos originas com os vídeos postados no site diariamente.

Robots

E por último. Digite na pesquisa do seu navegador http://www.youtube.com/robots.txt e tenha acesso a um texto escrito por robôs, no longínquo ano 2000, logo após uma revolta de robôs, que nos anos 90, dizimou toda a raça humana.

Esses foram os Easter Eggs que funcionaram aqui, mas existem muitos outros, que são conhecidos e talvez funcionem pra você. Tente algum desses exemplos abaixo e depois nos conte nos comentários a sua experiência.

/ Geek Week

Na época da primeira edição da Geek Week, celebração do YouTube em homenagem ao orgulho Nerd, foram inseridos na página diversos destes truquezinhos. O que ficou mais conhecido entre eles não funcionou para nós, mas bastava digitar "/ Geek Week" na barra de buscas do site para ter acesso aos resultados dispostos em um layout completamente diferente:

Comic Book Mode

Que tal deixar a imagem de um vídeo semelhante a um comic book? É possível usando o seguinte truque: basta digitar o código "&pow=1&nohtmal5=1" após a URL do vídeo que você esta assistindo e automaticamente surgirá um botão chamado "Pow" no player. Ao ser clicado o resultado que você terá será esse:

1980

Outro Easter bem conhecido também não funcionou nos computadores aqui da redação. É o "1980" que ao ser digitado durante a reprodução de qualquer vídeo, a qualquer momento, abre o jogo Missile Command, em que o seu dever é proteger o vídeo em reprodução do ataque de um bombardeio de mísseis. Se você falhar na sua missão, os mísseis destruirão o vídeo e você perderá o jogo.

Sequência Fibonacci

A Sequência Fibonacci é conhecida ficou conhecida de muitos através do livro O Código Da Vinci, de Dan Brown. A sequência numérica, que também é conhecida como a regra de ouro, e é composta por serie de números que são a soma dos dois anteriores, como "1,1,2,3,5"  possui uma página auto explicativa no YouTube, ou pelo menos possuía. Bastava digitar "Sequencia Fibonacci" na barra de buscas para ter uma explicação rápida e prática de como funciona a sequencia:  

1337

Existe uma linguagem na internet, usada principalmente na língua inglesa, que substitui letras do alfabeto por números de aparência similar. Trata-se do "Leet". O nome da linguagem também pode ser escrito como l33t, 1337 ou l337. O truque é o seguinte: quando o numero 1337 é digitado durante o decorrer de algum vídeo, as letras dos comentários abaixo do player assumem essa linguagem popular na internet. Veja o resultado:

Legal né? Se você conhece algum outro Easter Egg do Youtube, não deixe de nos contar as suas dicas nos comentários.