De acordo com o jornal The New York Times, em uma reportagem publicada no último domingo (18), hackers que estavam a mando da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) invadiram os computadores e conseguiram grampear a conexão da Coreia do Norte em 2010.

O jornal informou que várias fontes anônimas relataram o fato, incluindo oficiais do governo dos Estados Unidos, de autoridades estrangeiras e especialistas em segurança, entre outros.

"Diante do temor pela crescente capacidade informática de Pyongyang, a NSA se infiltrou na rede chinesa que une a Coreia do Norte com o resto do mundo e, mediante conexões com a Malásia utilizadas por hacker norte-coreanos, conseguiu ingressar diretamente na rede, com ajuda da Coreia do Sul e de outros alidados dos EUA", afirmou o NYT.

Além do jornal americano, relatos sobre a invasão nos sistemas da Coreia do Norte também foram noticiados pelo jornal alemão Der Spiegel, que consta um documento ultrassecreto. No texto é possível identificar uma conversa entre especialistas da NSA em que um deles menciona sobre casos em que dados foram coletados, e atribui nomes como "quarta parte" ou "quinta parte". A "quarta parte" define a situação em que a NSA consegue dados de um alvo a partir de uma infraestrutura de espionagem de outro grupo.

No documento não é possível constatar se a Coreia do Sul colaborou com os Estados Unidos ou se a NSA hackeou a infraestrutura de espionagem do país asiático. Vale notar que um dos especialistas revelou que a NSA se beneficiou de um programa de espionagem da Coreia do Sul contra a Coreia do Norte.

Também não é possível decifrar se o governo dos Estados Unidos teria conhecimento de ataques da própria Coreia do Sul contra os EUA. O jornal The New York Times afirma que a NSA teve ajuda da "Coreia do Sul e de outros aliados norte-americanos" para espionar a Coreia do Norte.

Justamente pelo suposto conhecimento antecipado dos Estados Unidos sobre o cotidiano da Coreia do Norte, especialistas defendem que o governo americano sabia  sobre a invasão que os hackers da Coreia do Norte estavam planejando contra a Sony Pictures.