O Google fechou parceria com o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES) para o seu Projeto Loon, que usa balões para levar internet para as áreas mais afastadas e de difícil acesso do planeta.

"O Google vai trabalhar com a CNES para conectar 4 bilhões de pessoas com balões lançados na atmosfera", disse o centro espacial francês.

O projeto Loon, do Google, tem como objetivo levar o acesso à internet para locais de difícil acesso em que as pessoas não contam com acesso à rede mundial de computadores.


2/3 da população mundial não conta com acesso à web.

O centro francês já utiliza balões para fornecer conexão à internet e é a segunda maior entidade a realizar tal trabalho, ficando atrás somente da Agência Espacial Americana (NASA). O centro conta com 60 profissionais empenhados na área e já realiza trabalho com balões há cerca de 50 anos.

O CNES irá disponibilizar ao Google os seus equipamentos de pesquisa, bem como orientar a análise de voos de testes de balões. Em troca, a gigante das buscas irá colaborar com o centro francês no estudo do buraco da camada de ozônio na Antártida.

"Os balões desenvolvidos em conjunto serão utilizados, com a ajuda do Google, para alcançar novas campanhas científicas em voos estratosféricos para estudar a atmosfera", comunicou o CNES.

Conforme o Google, alguns balões permanecem no ar por mais de cem dias.