Veja como não se tornar o chato do Facebook

Se o nível de interação nas suas postagens caiu por parte dos amigos, veja nossa lista e repense suas atitudes na rede.

Por | @RafaelaPozzebon Redes sociais

O Facebook é um local democrático, certo. Porém, mesmo assim, nem todas as postagens podem agradar todos os amigos. Quem não possui um amigo na rede social que publica diariamente milhões de mensagens de autoajuda, ou aquele então, que não se cansa de reclamar da vida? Pois é, nem sempre tais atitudes são recebidas de bom grado, e esse comportamento pode incomodar mais pessoas do que se possa imaginar.

Mesmo que o Facebook funcione como um local aberto para publicações, devemos ter cuidado com o modo em que abordamos certos assuntos. Assim, ter cuidado para não ofender ninguém, bem como estragar a própria imagem é necessário para se manter sempre como “um bom amigo”.

Algumas publicações podem passar do limite da tolerância e incomodar os seus amigos na rede social. Então, abaixo selecionamos os comportamentos dentro da rede social que costumam irritar mais as pessoas. Fique atento:

1.Ventilador

Publicar o que vem a mente, ou mesmo lavar roupa suja no Facebook costuma incomodar muita gente. Todos nós temos problemas, mas jogar tudo na web não é o ideal. Assim, brigas com vizinhos, desentendimentos com o(a) namorado(a) ou marido/esposa, lamentações sobre o trabalho, entre outros desabafos, o melhor mesmo é guardar para si. Depois que o assunto cair na web, facilmente poderá ser espalhado e, em alguns casos, o alívio do desabafo poderá causar graves problemas.

2. Jogos

Nem todas as pessoas gostam dos joguinhos que o Facebook oferece. Então, nada de enviar requisições de aplicativos para todo mundo e todos os dias. Caso você tenha enviado uma requisição para uma pessoa e ela não aceitou uma vez, o melhor é retirá-la da sua lista.

3. Relatar toda a vida

Sabe aquelas pessoas que gostam de descrever todos os passos da sua vida? Tal comportamento pode acabar cansando os seus amigos. No geral, as pessoas não estão interessadas se você foi tomar um simples banho ou se foi visitar a vizinha. Então, atenha-se em acontecimentos importantes da sua vida, não é necessário relatar todo o seu dia no Facebook.

4. Passeios e viagens

Todos nós adoramos ver nossos amigos em lugares bonitos, agradáveis e que acima de tudo estão se divertindo. Porém, nada de exageros. Postar todos os passos não dá, e a cada cinco minutos exibir o que está fazendo, comendo, indo fazer, check-ins em locais, etc., não funciona. Tudo isso é muito cansativo para os seguidores.

5. Marcações de fotos

Sabe aquele amigo que passa o dia inteiro no Facebook? Ele compartilha de tudo um pouco, inclusive costuma marcar os amigos nas fotos mais constrangedoras possíveis só pra tentar ganhar notoriedade. Porém, a iniciativa nem sempre é bem aceita pelos demais, e ele sozinho acaba queimando o próprio filme. Por isso, nada de excesso, publique e compartilhe somente o que for mais conveniente, não exponha as demais pessoas ao ridículo, nem todos possuem o mesmo senso de humor que você.

6. As famosas correntes

Repassar correntes todo o santo dia, compartilhar mensagens de autoajuda ou mesmo mensagens de humor podem fazer com que você seja visto como o chato do Facebook. Além disso, cuidado ao repassar informações que não sejam verdadeiras, como de pessoas desaparecidas, maus tratos a animais, casos de violência, etc.. Antes de qualquer compartilhamento verifique se a informação é realmente verídica. A dica é diversificar, poste e compartilhe um pouco de tudo, sem excessos. Ninguém gosta de ver logo de manhã um cachorro que foi arrastado por um carro, né?

7. Look do dia

Pois é, todos nós temos aquela amiga, ou amigo, que adora exibir o modelito do dia. Sem muito a declarar, saiba apenas que não são todos os amigos que estão interessados em que você está vestindo hoje.

8. Love

Excesso de amor entre casais, declarações, poemas, fotos e mensagens a todo instante pode até ser lindinho para os pombinhos, mas para os demais amigos no Facebook é simplesmente um exagero e totalmente desnecessário.

9. Photoshop

Cada vez mais as pessoas estão em busca de um corpo perfeito, de uma pele bacana, enfim, de ficarem bonitos. Porém, nem sempre a beleza natural é suficiente, e algumas pessoas abusam do Photoshop. Postar imagens no Facebook totalmente transformadas pelo Photoshop nem sempre é a melhor alternativa, já que é necessário um bom conhecimento para não prejudicar uma foto e virar alvo de brincadeiras.

10. Torcedores

Torcer para algum time é legal e super saudável. Porém, sempre há um limite para tudo. Postar diariamente sobre o time do coração e principalmente mensagens ofensivas e provocativas para os torcedores de outros times pode até causar inimizades. Por isso, cuidado, quando for dar qualquer opinião, não insulte o próximo, tenha cuidado com as palavras, seja sempre educado.

11. Fanáticos

Essa categoria envolve muitas das anteriores, mas em um nível maior. Ninguém gosta daquele amigo que posta inúmeras coisas por dia sobre um partido, ou falando mal de outro, sobre o seu time, sobre tal marca (os famosos fanboys), sobre uma religião, etc. E os fanáticos vão mais além: eles não aceitam opiniões contrárias às suas. Quem resolver comentar em desacordo nas suas postagens se prepare: Vai vir um sermão (quando não vem repleto de ofensas).

12. Hasthtags

#Sabe #aquelas #pessoas #que #põem #muitas #hashtags #nas #postagens? #Chato #né? #Pois #é!!! #Maneirem #pessoal. #dogs #pets #baby #instalove #friends #AmizadeEterna #que #chatice #nossa #senhora

Bom, as dicas acima não são regras para um bom relacionamento dentro da rede social, mas sim um meio de evitar possíveis constrangimentos e até inimizades.

Caso você realmente não tolere mais as postagens de um amigo, saiba que não é necessário excluir o amigo, apenas bloqueie ele. O seu amigo não ficará sabendo que foi bloqueado e você poderá continuar mantendo uma boa relação de amizade fora do Facebook.

Mais sobre: Facebook, guiafacebook
Share Tweet
Mais compartilhados
Comentários
Continue lendo