O Twitter, até a metade do ano passado, ainda não contava com um botão próprio para denúncias, o que sempre gerou diversas críticas. Porém, após vários casos de ameaças dentro do microblog, que envolvem até estupros e morte, a companhia revelou que irá lançar ferramentas próprias para denúncias de assédio.

A novidade foi anunciada na terça-feira (2), e o Twitter revelou que as ferramentas serão repassadas aos usuários de forma gradual. De acordo com o microblog, os usuários que apenas leem na rede social também poderão denunciar abusos. Porém, o principal foco é simplificar o meio de reportar abusos dentro do microblog pelas próprias vítimas.

A novidade do Twitter também inclui a visualização rápida dos usuários que foram bloqueados, desbloqueá-los ou mesmo adicionar novos nomes à lista. Assim, o bloqueio funcionará assim: não será mais possível ver as mensagens postadas pela pessoa bloqueada, bem como a pessoa bloqueada não terá acesso aos seus posts.

"Em nosso esforço contínuo para tornar sua experiência no Twitter mais segura, estamos reforçando nosso produto de denúncia de assédio - e fazendo melhorias na função ‘bloquear’".

As contas denunciadas por abuso serão avaliadas por uma equipe de segurança do Twitter, e aquelas que violaram as condições de serviço da companhia poderão ter suas contas canceladas.

"Estamos muito longe de terminar de fazer alterações nesta área. Nos próximos meses, você pode esperar para ver controles adicionais de usuários, novas melhorias para realizar denúncias e novos procedimentos de execução de contas abusivas. Continuaremos trabalhando arduamente sobre essas mudanças, a fim de melhorar a experiência das pessoas que se deparam com abusos no Twitter", disse a empresa.