Anatel irá assinar autorização do uso da tecnologia 4G no dia 05 de dezembro

Nesta próxima sexta-feira, dia 05 de dezembro, a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel deverá assinar a autorização para o uso da faixa de frequência da tecnologia 4G, tendo essa uma maior velocidade de transmissão e dados.

Por | @oficinadanet Tecnologia

Mesmo com a liberação do uso da frequência 4G, as operadoras não poderão “usufruir” da tecnologia e transmiti-las a seus usuários, pois antes disso terão que “limpar” a faixa que atualmente é usada por emissoras de televisão analógica.

Segundo o presidente da Anatel, João Rezende, a agência não irá concordar com o pedido feito pelas operadoras vencedoras do leilão, as quais querem que a Anatel reduza o valor a ser pago pelas outorgas em mais de R$ 200 milhões.

Em nota, Rezende diz o seguinte: “Estamos seguros tanto economicamente como juridicamente de que a nossa argumentação está correta; para nós, não há valor controverso”.

Para terem o direito ao uso do novo serviço 4G, as companhias vencedoras do leilão deverão efetuar o pagamento junto a Agência Nacional de Telecomunicações já na próxima sexta-feira, 05 de dezembro, caso contrário elas perderão as garantias já depositadas, além de serem multadas e ainda só poderão assinar a autorização com recurso judicial.

Para o conselheiro da Anatel, Igor de Freitas, as operadoras estão questionando os valores referentes à diferença em relação a créditos tributados, o que segundo ele, essas empresas que venceram o leilão (Claro, TIM e Vivo) estão questionando o valor de pagamento de R$ 62 milhões cada.

A Anatel ainda explica que a nova tecnologia 4G é de alto padrão tecnológico, denominado de LTE e irão funcionar na faixa de 700MHz. A utilização desta tecnologia depende da desocupação da faixa usada atualmente pela TV analógica; desocupação essa estabelecida em cronograma junto ao Ministério das Comunicações. O funcionamento da nova tecnologia 4G deverá entrar em operação em 2017.

Mais sobre: Tecnologia, Anatel, 4G
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar