Se você está perto da casa dos 30 anos, com certeza viveu a célebre fase do fliperama. Acredite, mas antigamente as pessoas precisavam sair de casa e ir até um lugar especial - e com cheiro de cigarro - para jogar vídeo-game, e pasmem, as pessoas interagiam umas com as outras, diferentemente do máximo de interação de hoje em dia que é um chat online.

Jogou muito Street Fighter, aliás, você sabia que ele surgiu nos árcades e não nos videogames? Perdeu muitas fichas com Asteroids? Gastou muito dinheiro com Donkey Kong? Entende o DRAMA de ter a ficha trancada na máquina e não conseguir jogar? Então insert coin e conheça como foi inventado o precursor do Playstation 4 e Xbox One.

A primeira máquina que remete aos fliperamas que conhecemos foi uma máquina caça níquel, inventada no século XIX, nos antigos Saloons americanos. Bastante simples, simulava jogos de poker apresentando cartas aleatórias e formando as "mãos."

O próximo passo foi a invenção dos famosos, até hoje, pinballs, criados na década de 1930. Bastante rudes, não tinham os famosos bumpers, os marcadores digitais (obviamente) e incrivelmente não tinha os flipper, aquelas pazinhas que você usa para jogar a bola para cima novamente. Além disso, os primeiros fliperamas eram mesas planas. Apesar de tudo isso fez bastante sucesso em bares e comércios nos Estados Unidos.

 

A partir dos anos 60 começaram a surgir os pinballs como conhecemos hoje, com bumpers, medidores de força para o lançamento, pontuação, sons, vozes, etc. Note que com o advento dos placares eletrônicos, surgiu uma nova febre, onde os jogadores se dedicavam a desafiar a máquina e os demais, tentando bater o highschore alheio.

O modelo como conhecemos hoje, de fichas, só surgiu em 1971, quando estudantes da Universidade de Stanford criaram o Galaxy Game, que era uma versão do jogo Spacewar!, um dos primeiros jogos para computador já feitos, no qual dois jogadores controlavam cada qual uma nave espacial e o objetivo era destruir a nave do outro jogador.

O primeiro vendável para o consumidor final foi o Computer Space, em 1972. Concebido pelo utilizava várias inovações tecnológicas da época, mas tinha uma jogabilidade confusa e não foi exatamente um sucesso comercial.

No mesmo ano de 1972, o futuro pai do Atari, Nolan Bushnell, criou o Pong, que era praticamente uma cópia do Tennis for two criado nos anos 50 por um físico e foi o primeiro grande sucesso, graças a sua jogabilidade simples e viciante. Curiosidade: A primeira máquina foi lançada em um posto de gasolina, e depois de alguns dias o dono do posto reclamou que ela não estava funcionando, o que havia acontecido na verdade era que a máquina estava cheia de dinheiro e por isso havia emperrado.

Nos próximos anos os árcades e pinballs viveriam sua época de ouro, seus jogos mais famosos datam desta época, assim como as melhorias de hardware. Por exemplo, em 1974 foi lançado Tank, o primeiro arcade a utilizar chips ROM para armazenar dados de gráficos; em 1975, Arcade Gunfight, o primeiro a utilizar microprocessadores e em 1976, Night Driver tornou-se o primeiro a utilizar perspectiva em primeira pessoa. Na década seguinte o arcade I, Robot foi o primeiro a introduzri gráficos 3D, no mesmo ano ainda viriam os jogos com sprites digitalizados e em breve os primeiros 16 bits.

Nesta época surgiram games como Space Invaders (1978), Asteroids (1979), Pac-Man (1980),Battlezone (1980 - detalhe: 1° game totalmente 3D, de tão incrível na época, o exército americano pediu para a Atari criar uma versão aprimorada para ajudar no treinamento contra tanques de guerra), Donkey Kong (1981), Double Dragon (1987), Final Fight (1989), entre outros como Exterminator, Dragon’s Lair, etc.

Dentre os pinballs, o mais bem sucedido foi The Addams Family, que teve mais de 20 mil unidades produzidas.

A morte dos árcades começou no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando os consoles domésticos e os computadores começaram a apresentar qualidade gráfica, processamento, etc. muito superior aos - agora - obsoletos arcades. Como um último suspiro, as companhias tentaram reviver a mágica dos arcades com uma novidade simples: Arcades para 2 jogadores simultâneos como Mortal Kombat, Street Fighter, etc.

Hoje em dia ainda há alguns lançamentos de árcades baseados na engenharia dos consoles atuais, como do Xbox, no entanto, eles só alcançam os mais saudosistas.

E você? Tem saudade dos árcades? Viveu essa época? Conte para nós nos comentários quais eram seus jogos favoritos, de quais você sente saudade.