Na próxima sexta-feira (28), acontece a popular Black Friday, que promete vários descontos aos consumidores. Porém, mesmo que tentadores, os descontos precisam ser bem avaliados antes do consumidor fechar qualquer compra. Pensando nisso, o Procon-SP atualizou a lista de lojas online em que os consumidores devem evitar. Ao total, 449 sites de comércio fazem parte da listra negra do órgão.

A lista já existe desde 2011, e a cada atualização o número aumenta. Nesta última, por exemplo, 42 lojas foram integradas. As lojas online que fazem parte da lista tiveram várias reclamações registradas pelo Procon, e já foram notificadas, porém, sem qualquer mudança de qualidade.

Muitos sites que contam na lista disponibilizada pelo órgão de defesa do consumidor já não estão mais em funcionamento, porém, outros funcionam normalmente. Por essa razão, antes de finalizar uma compra, não custa conferir a tabela.

Durante a Black Friday, o Procon irá fazer um plantão especial para atender todas as reclamações dos usuários. O atendimento será feito através do site oficial, Facebook, Twitter e também pelo telefone 151 (somente para São Paulo).

Dicas para evitar problemas na Black Friday:

Para evitar transtornos durante a Black Friday e também em outras datas, confira as dicas abaixo:

  1. Antes de efetuar a compra confira no site informações como: razão social, CNPJ, telefone e também outras formas de contato;
  2. Desconfie de sites com ofertas milagrosas;
  3. Procure comprar em páginas recomendadas por amigos;
  4. Evite comprar em sites em que a única forma de pagamento seja através de depósito bancário;
  5. Não realize compras em computadores compartilhados, principalmente em lan houses, cybercafés e computadores públicos;
  6. Por fim, mantenha sempre programas de antivírus e firewall atualizados.