Navegando pela internet é comum encontrarmos fontes que gostemos mas que não conseguimos identificar, por mais que você procure em seu diretório de fontes -que pode ser o mais seleto do mundo- fica difícil identificar a olho nu qual seria o nome exato da fonte que você encontrou.

Quando situações assim aparecerem, o que você deve fazer é procurar na internet, mas como? A nossa dica é usar o What The Font! que é o buscador de fontes que vamos usar neste tutorial.

No What The Font! existem duas maneiras de encontrar o nome de sua fonte, usando a URL da imagem que você encontrou online ou fazendo o upload da mesma depois de salvá-la em seu computador.

Para fazermos esse tutorial criamos uma imagem usando a fonte padrão do Oficina, a PT Sans e, para garantir que não exista nenhuma relação, escrevemos o nome de outra fonte famosa a Verdana, com cores diferentes e um fundo preto. É importante lembrarmos que usar imagens com muitos tons de cores não funciona, é preciso isolar a fonte antes em um photoshop.

Usando URL

Cole a URL da imagem na caixa "Or specify a image URL", depois clique em "Continue".

Verifique se o What The Font reconheceu as letras corretamente e clique em "Continue".

Essas são as fontes mais parecidas com a que você está procurando e, como você pode ver, a nossa fonte PT Sans foi realmente reconhecida. Clique sobre o nome da fonte para ver mais sobre ela.

Se você quiser comprar a fonte, é só clicar em Add to cart e fazer a sua compra com o seu cartão internacional.

Fazendo upload

Em primeiro lugar você deve conseguir deixar a sua fonte o mais isolada possível do resto da imagem, recorte-a com a ajuda de um editor de imagens como o Adobe Photoshop e tente ampliá-la sem que perca muita qualidade, assim fica mais fácil ainda do What The Font reconhecê-la. Salve o resultado em seu computador e inicie a segunda parte do tutorial.

Clique sobre "Escolher arquivo".

Escolha o arquivo que você quer fazer upload e clique em "Abrir".

Clique em "Continue" e prossiga fazendo os passos de verificação que mostramos anteriormente.

Pronto, agora que você sabe o nome da sua fonte é só baixá-la! Caso não queira ou não possa pagar pela fonte, você pode procurar alguma versão free dela no Google Fonts, lá é só fazer o donwload e instalar como se fosse um programa comum.