Nesta segunda-feira (24), o Doodle do Google está homenageando Henri de Toulouse-Lautrec pelo aniversário de 150 anos. O pintor nasceu em 24 de novembro de 1884, e era bastante conhecido por retratar a vida boêmia de Paris no final do século XIX.

O artista nasceu na nobreza, era herdeiro da aristocracia francesa. O seu pai era o Conde Alphonse de Toulouse-Lautrec-Monfa, e sua mãe Adéle Tapié de Céleyran. Os pais queriam que o filho seguisse o caminho traçado pela família, porém, não foi exatamente o que aconteceu.


Obra de Henri de Toulouse-Lautrec.

O pintor pós-impressionista e litógrafo francês faleceu aos 36 anos de sífilis e também em decorrência do alcoolismo. Apesar do pouco tempo e trabalho, cerca de 20 anos, Toulouse-Lautrec deixou um legado valioso, em especial pela inovação no designe gráfico dos cartazes publicitários, que colaborou para definir o estilo chamado Art Nouveau.

Especialistas estimam que Henri de Toulouse-Lautrec tenha pintado mais de 1.000 quadros a óleo (737 estão catalogados), produzido mais de 5.000 desenhos e ainda criado cerca de 363 gravuras e cartazes.