Se você tem um amigo com o qual mantenha contato na Rússia saiba que ele pode ficar inacessível a partir de 1º de janeiro de 2015. Isso se deve a uma nova legislação do país que proíbe que serviços virtuais que não mantenham servidores no país como o Facebook e demais redes sociais operem por lá.

Além disso, a venda de iPhones e iPads será proibida na Rússia, pois segundo o relatório publicado nesta quarta-feira, 5 de novembro, os servidores da iCloud estão localizados nos Estados Unidos e qualquer dispositivo que se conecte com a nuvem da Apple estará infringindo a lei russa a partir do próximo réveillon. E aqueles que já têm um aparelho com acesso à nuvem pode estar sujeito a um repentino bloqueio.

A saída para serviços como Twitter e os demais será fixar base no território russo. Nada que seja impossível para a grandeza destas companhias, porém a relutância pode ser no sentido que, se atendidas as novas exigências, isso abriria um novo e perigoso precedente, criando, até mesmo, internets privadas e separadas por países.


Steve Jobs apresentando o iPhone 4 ao presidente russo, Dmitry Medvedev, em 2010. Outros tempos.

E você, o que acha? Deixe nos comentários.

Fonte: Gizmodo