Você já realizou alguma compra através do site Aliexpress? Acredito que muitas respostas sejam sim. Se for não, com certeza já ouviu falar no site de compras chinês ou mesmo conhece alguém que costuma adquirir produtos do local. No Brasil, o AliExpress já é considerado um fenômeno de vendas, e se tornou oficialmente o líder em volume de encomendas.

Somente entre julho e setembro de 2014 foram 11 milhões de produtos enviados. O segundo lugar no segmento pertence ao grupo B2W, que inclui as lojas Americanas e Submarino. No mesmo período as lojas registraram 3,8 milhões de encomendas.

O número de vendas do AliExpress realmente é impressionante, porém, o site recebe encomendas, na grande maioria, de produtos de baixo valor. Quase dois terços das compras processadas no Brasil correspondem a roupas e acessórios de moda, o restante é referente a equipamentos eletrônicos baratos. A média do valor de compras do site chinês é de R$ 33. A média nacional, juntando todos os e-commerces é de R$ 330.

Os produtos que chegam atualmente ao Brasil, no geral não costumam ser taxados pela Receita Federal, já que são de baixo valor. Porém, essa realidade poderá mudar em muito breve, já que a empresa controladora do AliExpress, o grupo Alibaba, fez um acordo com a Receita Federal, e esta deverá cobrar impostos de importação aos brasileiros.

A média de espera por um produto do site chinês é de dois meses após a compra, podendo demorar até mais. Porém, com o acordo entre RF e o grupo Alibaba, os produtos não precisarão mais passar pelo processamento na alfandega e assim chegarão mais rápido ao seu destino, porém, com um agravante, com a tarifação inclusa.