O comunicado foi feito através do blog de desenvolvedores do próprio sistema operacional em questão.

A nova versão do SDK oferece a seus usuários novos temas e novas APIs integradas pelo Google na edição mais recente do sistema operacional, além disso, a remodelagem feita na interface vem acompanhada de um novo sistema de notificações que pode ser anexado aos novos apps e nas ferramentas "Project Volta" e "Battery Historian", que serve para analisar o uso da bateria pelas aplicações.

O kit de desenvolvimento de software que será vinculado ao novo Android 5.0 Lollipop, ainda transforma o "ART" no runtime padrão dos programas, excluindo assim o antigo "Dalvik" usado até a versão 4.4 do sistema operacional, além disso, o maior site de buscas do mundo afirma que a nova versão do SDK melhora no desempenho executável dos aplicativos, onde o mesmo alia o método de compilação Just-in-time com a codificação dos códigos e o processo ahead-of-time, que interpreta a linguagem de programação em código de máquina nativo, que é executado diretamente da CPU do dispositivo.

O Google ainda esclarece que o runtime possui um aproveitamento melhor da bateria e traz consigo um suporte a processadores 64-bit, que também vem junto no SDK. Em relação ao Dalvik, o Google informa que algumas das funções do antigo sistema possam não funcionar na nova versão, sendo assim, necessário que se faça um teste antes de usá-la.

Mas não é só isso que a nova versão do kit de desenvolvimento de software traz a seus usuários, o SDK também oferece nesta atualização a possibilidade dos criadores de aplicativos usarem o Android Extension Pack e o OpenGL ES 3.1 nos programas e games mais pesados.

Vale ressaltar que o novo sistema operacional do Google, o Android 5.0 Lollipop chegará ao mercado no início do próximo mês, junto com o novo tablet Nexus 9 e com o novo smartphone Nexus 6.