Em um comunicado apresentado ontem, segunda-feira, 13 de outubro, a Samsung anunciou que conseguiu ultrapassar as principais barreiras para a adoção da frequência acima citada, podendo assim oferecer maior rapidez na conexão via Wi-Fi, chegando a 4,6 Gbps. De acordo com a empresa, um programa com 1GB poderá ser baixado de um aparelho para outro em apenas 3 segundos.

Essa frequência de 60 GHz é nova, portanto, muito pouco se ouviu falar dela, mas muito já se estudou em relação à mesma, sendo que em estudos anteriores, os pesquisadores não estavam conseguindo, por exemplo, penetrar uma simples parede, sendo esse um dos principais problemas para o seu uso no mundo real. Mas Kim Chang Yong, diretor do DMD R&D Center da Samsung, afirma que a empresa achou a solução para romper essa barreira.

Em uma declaração rápida, a Samsung afirma que conseguiu superar este problema, onde ela declara dizendo que: "Com o uso de tecnologias modernas de alto desempenho e com o desenvolvimento de uma antena de cobertura ampla com beam-forming, conseguimos com sucesso superar essas barreiras para a comercialização da nova tecnologia de banda com ondas de 60 GHz".

Mesmo com o anúncio do novo Wi-Fi, ainda não é hora de criarmos uma expectativa muito grande, mesmo que a Samsung tenha informado em seu comunicado que a comercialização dos novos roteadores já possa ocorrer no próximo ano, à tecnologia ainda vai ser estuda e usada primeiramente de forma ampla na indústria; assim sendo, não quer dizer que já aparecerá nos futuros aparelhos da companhia.

De acordo com um dos porta-vozes da Samsung, nada ainda é real para o mercado comum, onde o mesmo declara dizendo que: "Não há nada que possamos dizer neste momento sobre quando os produtos da Samsung com o suporte ao Wi-Fi de 60 GHz estarão disponíveis no mercado", assim sendo, devemos nos conter em relação ao entusiasmo desta informação e esperar que a mesma ainda venha a nos dar boas alegrias em nossas redes locais.